Efemérides: 4 de Junho
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1218 — D. Afonso II, estando em Guimarães, confirma o foral que D. Sancho I deu em 6 de Abril de 1198 `vila de Paredes da Beira.
1638 — Carta de El-rei D. Filipe, em Madrid, fazendo doação do título de Duque de Guimarães a seu sobrinho D. João, 8º Duque de Bragança, e Barcelos, de juro e herdade para todo o sempre, para ele e seus descendentes e que ele Duque ou seu filho primogénito se possa intitular de Guimarães, ou de Barcelos, ficando, como há-de ficar o senhorio, jurisdição e mais direitos da dita vila para a Coroa, no estado em que hoje está, sem inovar nem alterar nesta parte ou coisa alguma. (Depois foi rei de Portugal, D. João IV).
1685 — O Arcebispo de Braga, estando em Guimarães, concede licença ao Cabido da Real Colegiada para procurar nas paredes da igreja paroquial de S. Torcato, anexa ao mesmo Cabido, as relíquias de dez mártires, que os antiquários diziam ali acharem-se cometendo ao cónego mestre-escola,
1864 — Às 3 horas da tarde, grande trovoada : os milheirais perderam-se. Em Vizela, a Alameda foi um dilúvio, banhos e casas próximas à Lameira, um intenso mar. Uma faísca na Casa de Portela em S. Jorge de Selho e outra na serra de Santa Catarina.
1869 — Sexta-feira, Coração de Jesus. - Pavoroso incêndio, pelas 2 horas da madrugada, que reduziu todas as casas do lado norte do Toural, excepto a da esquina poente por ser construção moderna e de pedra, dando a morte a 4 homens (a opinião do povo miúdo foi de que desapareceram alguns carpinteiros, dos lados da Senhora do Porto, que trabalhavam nesta cidade, e por isso maior o número dos mortos ) e ferimentos a centenares, por causa duma explosão de pólvora, gás, etc., do armazém de molhados, materiais inflamáveis e refinação de açúcar, pertencente ao negociante João José de Sousa Aguiar, onde pegara o incêndio.
1891 — Decreto, pelo Ministério das Obras Públicas, declarando de utilidade pública e urgente a expropriação de uma parcela de terreno no lugar de Vila Verde, freguesia de Urgeses, pertencente à Marquesa de Monfatim, para a construção da estrada de serviço de Guimarães, lado nascente, para a estação do caminho de ferro. - Este decreto é de 4 de Junho. Está bem.
1912 — A Câmara Municipal resolveu convocar uma reunião de todas as associações, colectividades, imprensa e munícipes em geral, que devia realizar-se no próximo dia 16, pela 1 horas da tarde, no salão da
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home