Efemérides: 2 de Junho
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1747 — Neste dia deliberou a Confraria do Santíssimo Sacramento, da Real Colegiada, que o fogo de artifício que, hoje à noite, tinha de ser queimado na Praça de Nossa Senhora da Oliveira, por ser véspera do domingo da sua festa, se queimasse no terreiro fronteiro à casa do Arcebispo D. José de Bragança, para que a alegria de Guimarães fosse completa nesta noite, tendo a honra da presença do régio primaz, o qual lhe remuneraria com insinuações de agrado o primor da atenção. - "Guimarães Agradecido".
1847 — À noite andaram os patuleias desta vila com cantarolas pelas ruas, em consequência de terem os ingleses aprisionado, fora da barra do Porto, o Conde das Antas e mais uma expedição que ia para Lisboa. Só houve cantarolas. PL
1879 — A Associação Artística reuniu em assembleia geral, a requerimento de dez sócios, e votou por unanimidade que a assembleia, lamentando o modo apaixonado e irritante com que a mesa da Ordem Terceira
1879 — Foi benzido o Senhor dos Desamparados, do oratório da Rua Nova do Muro, pelo padre Custódio
1882 — Lei concedendo à Companhia do Caminho-de-Ferro de Guimarães a isenção de direitos da alfândega para o material da construção, além da isenção de diversas contribuições durante anos, sem lhe impor em troca o mínimo encargo.
1898 — Decreto autorizando a Companhia do Caminho-de-Ferro de Guimarães a construir e explorar o prolongamento de um caminho-de-ferro de via reduzida em leito próprio de tracção a vapor para transporte de passageiros e mercadorias entre Guimarães e Fafe, sem garantia de juros ou subsídios ou outro encargo de qualquer natureza para o Estado.
1935 — Inauguração do busto do gravador Molarinho. (Diz o povo que o monumento é um tronco).
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home