Efemérides: 30 de Maio
Maestro Francisco de Sá Noronha, célebre violinista vimaranense (1820-1881).
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1597 — O Cabido determina que todos os cónegos vão com capas pluviais na procissão do Corpus Christi, conforme era uso em todas as sés do reino.
1783 — Provisão mandando se aprontassem nos açougues desta vila duas pernas de vaca cada semana, uma na terça-feira e outra no sábado, para o sustento das freiras
1836 — Foi demitida a Câmara Municipal por queixas que tinham havido da sua eleição ter sido ilegal. Entrou a servir a Câmara antiga e mandou proceder a nova eleição. PL.
1841 — Nasce no lugar do Miradouro, freguesia de S. Miguel de Creixomil, o prestantíssimo cidadão e vigoroso jornalista Avelino
1855 — As principais famílias desta cidade deram um esplêndido baile "ao seu e nosso compatriota" Francisco de Sá Noronha. Apesar do mau tempo concorreram 300 cavalheiros e 65 senhoras, apresentando-se D. Maria
1860 — Decreto concedendo às comissões promotoras do Asilo de Infância Desvalida o edifício e cerca do extinto Convento do Carmo que estava a cargo do Ministério da Guerra, para ali se estabelecer o Asilo com a condição de ser restituído ao Ministério da Guerra o mesmo edifício e pertenças, logo que o serviço público assim o exigir.
1863 — Portaria ordenando ao director das obras públicas dos distritos de Braga e Viana mande proceder à construção da Ponte de Brito.
1892 — Principiaram as obras de construção do 5º e 6º lanço do escadório da Penha, a ligar com o 7º, que já estava concluído.
1910 — Neste dia e no seguinte foi demolido o passo da Coroação, do largo da comissão da Penha, para aí edificar uma igreja, que ficou só numa parede lateral e sacristias até o ano de 1832 em que tudo foi demolido.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home