Efemérides: 3 de Junho
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1457 — Sentença contra os reguengueiros de Travassós, que se julgavam agravados por a Câmara lhes obrigar a que trouxessem o seu pão a vender à vila de Guimarães em razão do ano ser escasso. - Pergaminho nº 59 da Câmara Municipal.
1457 — Estava
1660 — Carta do ofício de sangrador, a favor de Torcato da Silva, filho
1816 — Nasce, na freguesia de S. Martinho de Sande, Manuel
1832 — Na igreja de S. Sebastião há missa cantada com exposição e, de tarde, devia ( não pode por causa da dúvida) sair em procissão o santo padroeiro da dita igreja, por causa da cólera morbus. Tinha havido preces nos 3 dias antecedentes. PL.
1868 — A Câmara apresenta a El-rei, repetindo o pedido que se fizera em 14 de Agosto de 1865; passar para inferior a classificação desta cidade, que estava em 3.ª, para a contribuição industrial.
1873 — É demolido por deliberação da Câmara o famoso chafariz do Toural, de construção elegante, levantado em
1883 — Abriu-se nesta cidade a primeira exposição de rosas no estabelecimento de artigos de escritório de António Augusto da Silva Caldas, na loja que faz esquina com frente para o Toural e Rua de Camões. Foi em ponto pequeno mas de formosíssimo efeito, podendo dizer-se uma experiência muito feliz.
1893 —
1912 — Segunda-feira.- Às 12 horas da manhã, no salão nobre da Associação de Classe dos Empregados do Comércio, reuniu o grupo de propaganda "Por Guimarães" e as associações de classe e grupos associativos e imprensa; foi pouca a concorrência. Telegrafaram ao Presidente da República e ao dr. Eduardo Almeida para não ser criado o concelho de Vizela.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home