Efemérides vimaranenses: 6 de Junho
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1315 — O meirinho-mor de Entre Douro e Minho, Fernão Rodrigues, por carta passada em Guimarães, resolve diversas queixas do D. Abade de Tibães.
1532 — Provisão do Arcebispo de Braga, a requerimento da Câmara de Guimarães, sobre os excessos que os visitadores praticavam, respeito ao pessoal que os acompanhava e à comida, quando num dia visitavam mais que uma igreja, queriam em todas ela jantar e ceia; mandando que esta colecta em cada dia seja de uma só igreja.
1578 — El-rei D. Sebastião nomeia procurador da fazenda nacional o dr. Manuel Barbosa, jurisconsulto vimaranense, residente na sua Quinta de Aldão, pai do famigerado D. Agostinho Barbosa.
1668 — Ordem régia dirigida a António Peixoto de Miranda, superintendente da criação de cavalos na comarca de Guimarães, declarando em vigor a obrigação de os criar, que não findou com a paz com Castela, pois era antiga e não imposta pela guerra.
1787 — A Câmara concedeu terreno junto à torre de Nossa Senhora da Guia, 6 braças de comprido junto e ao correr do muro e a largura até à esquina da torre, à Irmandade de Nª Sª para edificar a sua capela.
1802 — Nasce o doutor em medicina, e lente jubilado, na Universidade de Coimbra, Francisco Fernandes Costa, ilustre vimaranense ao qual, em Coimbra, chamavam "Língua de prata", pela correcção, clareza e elegância das suas prelecções.
1839 — Na Câmara dos Deputados foi lido um ofício do ministério do reino transmitindo outro do administrador geral do distrito de Braga, com as respostas da Câmara Municipal e administrador de Guimarães, acerca da supressão do concelho de Barrosas.
1860 — Decreto criando nesta cidade uma cadeira de aritmética, geometria, geografia, desenho linear, língua francesa e inglesa (para ser lida), em curso bienal. (Ficou sem efeito pelo decreto de 9-1-862.")
1868 — Sábado.- De tarde, quando passavam na freguesia de Nespereira alguns carreiros que conduziam, para o Porto, milho comprado nesta cidade, saiu-lhes ao encontro um bando de homens e mulheres, que tentavam impedir-lhes o trânsito. A desordem tomou logo as proporções de tumulto e os carreiros foram espancados, por se atrevem a resistir e querer passar para além. Ficaram três feridos, que voltaram para trás a dar parte do sucedido ao administrador do concelho, o qual fez logo proceder ao competente auto de investigação. Neste mesmo dia, à noite, marchou para aquele ponto uma força do destacamento do 14 que estava nesta cidade, para proceder À captura dos autores do motim, mas não os encontrou, regressando por isso no dia seguinte.
1869 — Foi aprovado sem discussão na Câmara dos Deputados o projecto de lei datado de 26 de Maio desse ano relevando a Câmara Municipal de Guimarães da cominação em que incorrera por haver aplicado a fim diverso, praça pública e mercado, do que lha havia sido designado no decreto de 25 de Abril de 1842 que lhe concedeu o edifício e cerca do extinto Convento de S. Domingos para estabelecimento dos paços do concelho e mais repartições públicas e aprovando a aplicação que a mesma Câmara dera àquela propriedade.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home