Efemérides vimaranenses: 8 de Junho
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1385 —Carta de El-rei D. João I, dada em Guimarães, que nas terras do termo de Guimarães que havia dado ao seu vassalo Vasco Martins, o concelho e homens bons continuassem a usar da jurisdição criminal e que os moradores delas paguem igualmente com o concelho como os moradores da vila e termo e velem com o concelho.
1729 —O D. Prior, D. João de Sousa, faz visita pastoral à Colegiada e no capítulos que dela deixou, assinados em 15 de Julho, ordena, entre outras coisas, o seguinte: manda abaixar o sino grande que dava no arco, tendo-lhe já quebrado um bocado de pedra.
1823 —Entram os presos que estavam nas cadeias da Relação do Porto como anti-constitucionais; esta entrada foi brilhante porque foram recebidos com repiques e foguetes, indo esperá-los, fora de Guimarães, mais de 200 pessoas a cavalo. PL.
1832 —Sendo o último dia de preces (por causa da cólera-morbo) que fizeram os religiosos de S. Domingos, a mesma comunidade saiu ( das 11 para a meia noite ) em procissão pelas ruas da vila, indo o Prior descalço.
1848 —O Cabido, por deliberação feita neste dia, escreve ao patriarca e ao conselheiro José Duarte Machado Ferraz, agradecendo-lhes o muito que se interessaram a favor da Colegiada de Guimarães, sobre a lei da Reforma das Colegiadas.
1871 —A procissão do Corpo de Deus teve este ano novo itinerário pelas ruas do Postigo de Nª Sª da Guia, Trás do Muro, S. Dâmaso, terreiro de S. Francisco, Toural e rua dos Mercadores.
1882 —Saiu a procissão de Corpus Cristi, que neste ano seguiu da Rua Nova de Santo António pelo Toural, S. Francisco, S. Dâmaso e Senhora da Guia, deixando o antigo trânsito da Rua da Rainha. Conduzia a custódia monsenhor João Rebelo Cardoso de Meneses, com vestes prelatícias. Quer dizer, no Cabido já não existiam capitulares, os cónegos eram anárquicos.
1891 —A Câmara, em sessão plenária delibera felicitar o nosso amado deputado Franco Castelo Branco pela sua nomeação de Ministro das Obras Públicas.
1894 —Na noite deste dia para o seguinte, os ladrões arrombaram a porta da igreja de Brito e levaram uns brincos e umas contas de ouro que adornavam a imagem do Santíssimo Coração de Maria. Também arrombaram a caixa e levaram as esmolas do Sagrado Coração de Jesus.
1902 —Por iniciativa da Sociedade Martins Sarmento soleniza-se o 4º centenário de Gil Vicente, em que este ilustre e distinto vimaranense lançou as bases e os fundamentos do teatro português. - Vide Revista de Guimarães, vol. 19, fl.48. - Vide no dia 10 de Junho de 1902.
1902 —Inauguração do Círculo Católico de Operários, sendo a sua sede no salão ao rés-do-chão do edifício do asilo de Santa Estefânia. Círculo Católico de S. José e S. Dâmaso. Assistiram além dos operários de curtumes, os Círculos do Porto, Braga e Viana por seus representantes; falou o presidente do de Guimarães, Porto, Gaia e outros. À tarde houve sessão solene.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home