Efemérides: 11 de Junho
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1385 — Carta de El-rei, dada no Porto, passada por João Afonso, bacharel em degredos, doando ao chantre de Guimarães, João Lourenço e sucessores, pelo muito serviço que lhe fizera e ao reino, de todos os bens que no termo de Guimarães e em outros possuía Vasco Martins, filho do mestre escola, que andava em desserviço seu e do reino.
1661 — Em vereação apurou-se haver-se gasto 70$000 réis com o alojamento da tropa de cavalo que nesta vila esteve ultimamente.
1664 — A requerimento de António Pimenta, rendeiro das penas do concelho, a Câmara condenou em 4$000 réis, que era a pena do acórdão, e nas custas, ao procurador da freguesia de S. Paio de Ruilhe, por não ter vindo neste dia, véspera do Corpo de Deus, varrer a praça e o açougue.
1729 — Em vereação :"- Foi cassado o privilégiio de levar a Candeia do Espírito Santo a António Gomes de Carvalho, por faltar à sua obrigação e mandar um homem incapaz com desprezo dos mais.- Foi proibido aos galegos vender outra sardinha que não fosse galega e sendo-lhe achada outra, condenados pela 1.ª vez em 2$000 réis e pela 2.ª em 6$000 réis
1809 — Ofício do general da província de Trás-os-Montes, Francisco da Silveira, no quartel general de Bustelo, ao comandante do batalhão dos privilegiados de Nossa Senhora da Oliveira, cónego magistral Manuel Machado Carmona Gusmão da Cunha, acusando-lhe o ofício de 8 do corrente em que o portador entregara dois cavalos e uma égua, que logo foram entregues ao comandante de cavalaria e já com praça; também lhe dizia, seria muito interessante ao Real Serviço que indagasse onde existiam as armas que ele Gusmão lhe remetera para Amarante e que se não chegaram a receber pela invasão do inimigo, e que não só estas, mas as mais que pudesse ajuntar, lhas remetesse, com a maior brevidade, à praça de Chaves, o que esperava do seu zelo.
1816 — É a data do testamento de José Lopes da Cunha Velho, o maior benfeitor que a nossa Misericórdia teve até 1914.
1837 — Chegando o correio desta vila ao sítio da Madalena, 3 quartos de légua distante da mesma, foi preso a uma árvore, e rasgando a mala, que trazia do Porto, nenhum outro mal fizeram, pois não levaram dinheiro, porque não o trazia, e só apenas lhe roubaram algumas encomendas. PL.
1843 — Arrematou-se uma parte do edifício velho do hospital desta vila, ficando com ela os moradores do Passeio do Toural. PL. (Foi a 1.ª arrematação do mesmo )
1857 — Pela primeira vez a procissão do Corpo de Deus saiu de tarde.
1871 — Foi concedida inicialmente a linha férrea entre Bougado e Guimarães a Simão Gattai, em decreto deste dia, para exploração de via-férrea-americana - Rail Road- assentando sobre leitos de estradas reais: mas esta concessão mesma, e a pedido seu, foi-lhe modificada em decreto de 28 de Dezembro de 1872, para exploração viária em locomotivas.
1884 — Sábado. À noite, houve no terreiro de S. Francisco, bazar de prendas em benefício das obras da Penha, durante o qual tocou a banda da música "Boa União", do Lucinio.
1889 — Decreto concedendo provisoriamente, à Irmandade de Santo António, a igreja das Dominicas e suas dependências.
1906 — Por despacho do governador civil do distrito, foi nomeado administrador interino do concelho o doutor Joaquim José de Meira.
1912 — Na madrugada houve o estampido de 3 bombas colocadas junto ao escritório do doutor João Rocha dos Santos e do tenente Abreu Lima. Os vidros dos prédios vizinhos ficaram em estilhaços e as portas bastante danificadas e bastantes casas marcadas com cruzes de pilhe.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home