Efemérides: 10 de Junho
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1112 — É a data da doação do Mosteiro de Paderne, e nela assina Dominicus prior Vimaranis.
1608 — Sentença de desagravo da Relação do Porto obrigando os de Cunha e Ruílhe a virem varrer a praça, etc. nas festas.
1641 — Frei Pêro Vaz Cirne, comendador da Ordem de S. João de Malta, toma posse do cargo de capitão-maior de Guimarães, nomeado por alvará régio de 17 de Maio de 1641 e carta régia de 27 do mesmo mês e ano.
1676 — Em sessão camarária, com o povo e nobreza, foi acordado notificar e levantar auto contra o médico Martinho de Azevedo e o meirinho da correição por este andar a fazer assinar um papel a favor daquele para lhe ser mantido o partido médico; e que entregasse esse papel, sob pena de prisão. E foram revogados todos os acórdãos acerca disto tomados a favor do mesmo médico, nomeadamente o de 5 de Outubro de 1675. Os dois médicos naturais e existentes na vila, Gregório Lopes d'Araújo e Domingos Pinto apresentaram requerimento para serem preferidos no partido se se mantivesse, mas que continuassem a curar sem ele.
1682 — Em vereação foi deliberado que, sob pena de perdimento dos couros, na forma dos acórdãos, nenhum curtidor metesse sola nos pelâmes sem ser marcada pelo juiz do ofício dos sapateiros em presença do escrivão da Câmara. E a que viesse de fora, para aqui vender, fosse primeiro examinada e marcada pelo dito juiz.
1699 — Alvará confirmando aos frades Capuchos a esmola de 5 réis em arrátel de lombo para sua sustentação, que desde a erecção do Convento lhe fora dada pela Câmara, nobreza e povo da vila a que se opunha agora o procurador do concelho sem haver provisão.
1780 — Provisão concedendo que o juiz dos órfãos use como insígnia do cargo uma vara de junquilho branco enroscado. Até então não usava insígnia alguma. Foi a requerimento do juiz dos órfãos Joaquim José de Faria, enquanto ele servisse.
1836 — Portaria do Governador Civil, em resposta à representação da Irmandade, mandando conservar a imagem do Senhor das Chagas na igreja de S. Dâmaso para onde fora transferida pela extinção do Convento de S. Francisco, não podendo mais para ali voltar, salvo quando a irmandade nenhumas despesas faça com os reparos da igreja de S. Francisco.
1850 — Neste dia e nos dois seguintes houve preces públicas na igreja de S. Domingos, não se cabendo na igreja, tal era a afluência dos fiéis, por causa da febre amarela no Brasil, e na noite de 14 saiu da mesma igreja uma procissão da penitência. O acto foi feito com a maior grandeza e devoção, como era costume na Ordem Dominicana. Por esta época também houve preces nas Claras e Dominicas.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home