Efemérides: 10 de Junho
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1523 — Carta de El-rei D. João III, passada em Almeirim, concedendo aos cónegos da nossa Colegiada, possam andar a cavalo em bestas muares de selas e freios.
1587 — Alvará régio, dado em Madrid, confirmando o acórdão feito em Câmara pelo juiz, vereadores e pessoas da governança, em que todos foram contentes, dar de esmola para se fazer o edifício da Misericórdia que andava a construir-se, 500 cruzados dos sobejos das sisas, que estavam depositados no tempo que o dr. Pero Alvares da Silveira por mandado lhas deu por encabeçamento, não podendo esta quantia ter outra aplicação que a da obra da casa da Misericórdia de que havia necessidade fazer-se.
1671 — Em vereação foram condenados os moradores de Vila Nova de Sande por não virem tapar a cancela aos touros
1781 — Por despacho do doutor juiz de fora é registado na Câmara o privilégio de mestre fabricante de sedas largas, na pessoa de Jerónimo de Freitas, da Rua de Santa Luzia.
1850 — Neste dia e nos dois seguintes houve preces públicas na igreja
1877 — Conferência arqueológica da Citânia de Briteiros, em casa do dr.
1880 — Neste dia e nos dois seguintes solene celebração do terceiro centenário de Camões. A Câmara comemora-o com uma sessão solene e delibera que a Rua Nova das Oliveiras passe a denominar-se de Camões, e o largo do Pelourinho passe a ser largo do Trovador.
1882 — Foi principiada a construção da capela do cemitério da Atouguia pelo mestre de pedraria Manuel Fontão que a terminou da sua arte em 12-IX-1885.
1885 — A Câmara resolve mandar proceder à expropriação da capela de S. Tiago, a fim de serem concluídos os melhoramentos no solo da praça assim denominada.
1898 — Sexta-feira. - Chegaram a S. Torcato as estátuas de S. Dâmaso e S. Geraldo para serem colocadas na frente da igreja em construção, as quais foram esculpidas no Porto, oficina de marmorista de Bernardo Marques da Silva.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home