Efemérides: 11 de Junho
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1642 — D. João Lobo de Faro passa procuração ao carmelita frei Sancho de Faro, seu irmão, e ao licenciado Sebastião de Almeida Sequeira, para em seu nome tomarem posse do D. Priorado de Guimarães.
1670 — Foi condenado em 6 mil réis o marchante Jerónimo Pinto por não dar touros que prestassem
1684 — Pela mesa e definitório da Misericórdia " foi assentado que por quanto na procissão de quinta-feira maior, com abundância de doces e vinho que os irmãos da mesa extravagantes levavam se fazia com menos decência do que se requeria, e por evitar algum escândalo que daqui resulta, ordenaram que só os extravagantes levassem cada um dos de maior uma caixa de doce até quatro arráteis, e os de segunda condição uma garrafa de vinho até uma canada, por não ser permitido mais que para os penitentes a que der algum de mais."
1794 — O mestre pedreiro António Rodrigo de Afonseca, morador nesta vila, obriga-se ao Cabido a fazer-lhe o pórtico, donde era o Postigo de Nossa Senhora da Guia, por 86$400 réis e a pedra que aí estivesse demolida, dando por fiador seu pai Manuel José de Afonseca, morador na freguesia de Armil.
1816 — É a data do testamento de
1833 — Chegaram a esta vila os filhos do Vilela e o
1842 — Na noite deste dia, houve uma grande desordem em a Rua de Gatos, motivada por ter encontrado um cutileiro da mesma rua, chamado Cerqueira, em sua casa um egresso
1846 — Pelas 5 horas da tarde entrou nesta vila o padre José da Lage, frei António Corrêa, Salgado de Mata-Diabos, filhos do Henrique Pasteleiro, e João da Costa Carvalho, com uma música e cento e tantos homens armados, a maior parte salteadores dos que tinham sido da guerrilha do Salgado, e se dirigiram ao Arco aonde deram vivas e depois vieram pelo Toural, Rua
1924 — Grande manifestação. - Às 4 horas da tarde, as sirenes do caminho e das fábricas silvaram, a banda regimental do 20 arrua indo na sua frente a Academia a vivar, muitos foguetes; à noite os empregados do comércio que tinham a sua fachada bem embandeirada e iluminada, saem com marcha aux flambeaux, com balões, duas bandas de música e a regimental, e à frente um grupo de escuteiros. Foi a 1ª cidade de Portugal que festejou a chegada dos aviadores a Macau.
1933 — Comemoração do centenário do nascimento do dr.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home