Efemérides vimaranenses: 20 de Junho
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1049 — D. Fernando VI, "O Magno", rei de Leão, e a rainha D. Sancha sua mulher, estando em Guimarães, por carta sua, confirmam ao Mosteiro de Mumadona todas as escrituras e doações a ele pertencentes e concedem-lhe de novo que nenhuma justiça de El-rei pudesse prender culpado algum dentro do termo da jurisdição de Guimarães, o qual demarcou entre os rios Ave e Vizela e S. Torcato, isto porque queria, assim por reverência daquele lugar santo, como por fazer mercê a D. Pedro (5.º, do nome), abade dele e aos mais religiosos que nele viviam, que todas as culpas que naquele termo se cometessem e o castigo delas, corressem por mãos do vigário ou ouvidor do dito mosteiro, pondo por pena, às justiças que o contrário fizessem, que pagassem um talento de ouro. - Vimar. Monum. Hist., doc XXXV, fl.36.
1322 — Testamento de El-rei D. Dinis, feito em Lisboa, nele está a seguinte disposição:"Item ao Mosteiro de Santa Maria (sic) da Costa, duzentas libras". - Prov. Geneal.,1º vol., fl. 99
1557 — Carta da rainha ao D. Prior de Guimarães e seu Cabido para que desistissem da apelação para Roma, que intimaram ao Arcebispo de Braga, D. Baltazar Limpo, sobre as coisas que ele ordenou na visita que fez à Colegiada no ano anterior, 1556, e que cumprissem com brevidade por serem para melhor serviço da igreja, pois receberia desprazer se as estorvassem e dilatassem. E sendo caso que em alguma delas tivessem alguma razão de peso, ou algum inconveniente, o que não parecia que deviam ter, se não houvessem mais que as contidas na sua apelação e na resposta do Arcebispo, lho escrevessem logo e tudo o mais que nisto fizessem, o que lhes encomendava fosse com toda a brevidade.
1640 — Em vereação foi taxado o arrátel de bacalhau a 25 réis.
1679 — Em vereação : O capitão Francisco Henriques Neto, feitor das madeiras da Ribeira d'Ouro e Manuel António, patrão e mestre da fábrica delas, disseram: examinaram as madeiras que pela freguesias já estavam cortadas para irem para a dita fábrica e as acharam boas, em proporção e bitola conveniente, e que de menos grossura não satisfaziam para o fim destinado como os lavradores pretendiam.
1774 — O D. Prior, D. Luís Maria de Saldanha e Oliveira e Sousa, escreve ao seu Cabido comunicando-lhe o desejo que tem de reformar a igreja. O Cabido delibera em 29 deste mês responder-lhe que lhe dá por uma só vez para a dita reforma 2:000$000 réis da mesa capitular.
1787 — Provisão concedendo licença ao padre António José de Freitas, de S. Romão de Arões, do termo de Guimarães, para ensinar a ler, escrever e contar.
1847 — De tarde houve uma grande desordem, junto à igreja de S. Sebastião desta vila, por causa de não sair a procissão do Santíssimo Sacramento da freguesia (tinha sido neste dia a festa) tendo concorrido para esta desordem o pároco João Bento (Correia), pelo seu pouco juízo, e o tesoureiro da Confraria, por aquele não querer que saísse a procissão sem se pagar aos padres, e por este não lhes querer pagar. A desordem foi tão grande que um célebre marchante chamado Cuchicho (já se tinha feiro célebre no tempo da Maria da Fonte) pôs-se à porta da igreja a esperar o pároco com uma faca para o assassinar, sendo este acompanhado por bastante povo dando morras ao pároco. Tocou logo a juntar a patuleia que estava nesta vila e apresentou-se o juiz de direito e o Visconde d'Azenha e mais a força que, conseguindo dispersar o povo, tiraram da igreja o pároco e o salvaram de um insulto, fazendo que este acontecimento não produzisse alguma cena triste.PL.
1878 — É concedido o título de Real à Irmandade de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos.
1912 — Lei modificando os contratos para a construção do caminho de ferro de Braga a Guimarães e Monção, e de Viana a Ponte de Lima.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home