Efemérides vimaranenses: 21 de Janeiro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1713 — Provisão a requerimento da Misericórdia de Braga, ao provedor de Guimarães para que aplique os legados não cumpridos da comarca ao hospital de S. Marcos daquela cidade, na forma da Bula que lhos concedia.
1808 — A Junta provisória de Guimarães, que era composta do desembargador Manuel Marinho Falcão, corregedor António Borges da Silva, juiz de fora José Freire de Andrade, escreveu ao governo interino de Braga, opinando que as forças de Guimarães e Braga tomassem a ofensiva e não permanecessem na defensiva. Em Guimarães os frades e clérigos foram a os primeiros que se alistaram.
1832 — Fazem-se na vila algumas prisões de pessoas indiciadas por constitucionais. PL
1834 — Sábado. Andaram os voluntários do batalhão móvel desta vila a dar porradas em todos aqueles que eram realistas e encontravam na feira, deixando alguns bem mal tratados. PL.
1837 — A requerimento dos contratadores e negociantes de linha e carregadores dela para os portos do Brasil (que eram do Porto), alegando que a linha era muito curta e por isso ser cortada e tida por falsa, a Câmara determinou: "1º Que os sarilhos sejam aferidos e tenham meia vara de cruz a cruz, e que desdobrando vem a ter uma vara de comprido; 2º- Que cada massa de linha tenha trinta cabeças e cada cabeça dez nagalhos e cada nagalho trinta linhas; 3º Que as linhas vendidas a retalho estão sujeitas à mesma medida pelo que toca ao seu comprimento, tendo dez reis trinta linhas, e cinco reis quinze linhas. Que os refractários deste acórdão ficam sujeitos à pena de lhe ser cortada a linha pelo comprador ou outra qualquer pessoa."
1873 — Alvará dando o título de real à fábrica de tecidos de Caneiros, de João Pereira da Silva Guimarães, Filho e Sobrinho.-
1925 — Inauguração solene da agência do Banco do Minho em Guimarães.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home