Efemérides vimaranenses: 30 de Junho
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1225 — O Arcebispo D. Estêvão confirma, em Braga, o estatuto ou determinação que neste mês tinha feito, em Guimarães, o Prior do Mosteiro de S. Torcato, D. Martinho, assinando aos religiosos para seu vestido e para pitanças, quando enfermos ou cansados (minuti), a décima parte das rendas que o mosteiro possuía fora do couto.
1531 — Foi mandado limpar os muros das silvas e ervas que por eles nascem, por João Gonçalves "que os sabe de limpar" e o procurador do concelho lhe dê 250 réis por isso.
1653 — Aviso régio dando licença ao provedor e irmãos da Misericórdia para que pudessem comprar a Filipe Pereira do Lago, administrador do morgado dos Mirandas, a torre e pardieiros que estavam na Rua das Flores, a fim de fazerem o terreiro da Misericórdia, no preço de 140$000 réis em que estavam contratados, sem embargo de serem bens vinculados ao dito morgado, a qual quantia se depositaria em mão de pessoas abonada para se empregar com autoridade do provedor da comarca em bens que rendessem para o dito morgado, os quais ficariam sujeitos aos encargos dele, como era a dita torre e pardieiros que ficariam livres e isentos. (A) A torre estava arruinada e, há mais de 60 anos, desabitada, defronte da capela do hospital, e os pardieiros juntos a ela já estavam tirados.
1690 — Carta de examinação de Domingos Francisco da Silva, natural de S. Tomé de Abação, para poder sangrar, sarrafassar, lançar ventosas e sanguessugas e tirar dentes em Portugal.
1832 — Decreto que extingue a pesada e vexatória contribuição geral dos dízimos. Com esta extinção sofreu grande perda a Real Colegiada de Guimarães, pois neste ano eclesiástico, que acabou em 23 de Junho, o rendimento dos dízimos e mais benesses das igrejas pertencentes ao padroado da mesma, tinham rendido só para o Cabido 9:268$180 réis, além dos rendimentos que das mesmas pertenciam ao D. Prior, chantre e Tesoureiro-mor.
1849 — Nasceu na Rua de Santa Luzia, Francisco (Agra) Ribeiro Martins da Costa. Foi baptizado em S. Miguel do Castelo pelo pároco de S. Paio.
1850 — Domingo.- Às 6 horas da tarde saiu S. Sebastião em procissão de penitência ao redor dos muros da vila, por causa da febre amarela no Brasil. Antes de sair houve sermão pregado pelo comissário de S. Francisco, " que recitou uma oração de penitência como há muito se não ouvira em Guimarães, em ambos os sentidos, lógico e retórico. A procissão levava noventa e tantos penitentes e há muito se não viu tanta gente a acompanhar o santo: o povo era imenso, assim da vila como das aldeias; recolheu às trindades. À noite houve outra procissão de penitência de rapazes, a qual levava também bastantes penitentes, e, não obstante serem meninos, mostravam grande devoção." - Do "Periódico dos Pobres no Porto"
1852 — Neste dia dizia o "Periódico dos Pobres no Porto": "É tanto o povo que concorre à festa de S. Torcato, em Guimarães, que se formos a avaliar pelas pessoas que vão desta cidade, Guimarães não tem capacidade para acomodar tanta gente."
1880 — É benzida com solenidade, e restituída ao culto, a capela da Ordem Terceira de S. Francisco, impedida há 5 anos pela restauração.
1913 — Principiou a fazer-se a estada para derribar a grimpa da torre da Colegiada.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home