Efemérides vimaranenses: 10 de Julho
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1640 — O juiz de fora, servindo de corregedor, apresentou em vereação uma carta da Regente, para esta vila levantar sem demora os 70 soldados que a ela e ao termo foram pedidos, e os armasse, fardasse, sustentasse e os mandasse para o Porto, onde os manteria um mês. A Câmara não tendo meios, resolveu lançar finta pelas freguesias para esta despesa, como lhe era permitido pela dita carta.
1674 — Arrendamento de todos os rendimentos da igreja de S. Romão de Mesão Frio que estava vaga, feito por André Fernandes Felgueiras, capitão de auxiliares, morador no Toural, como procurador do depositário geral da cidade de Braga.
1694 — Ordem do governador das armas da província, em Viana, para que o mestre de campo Carlos Malheiro Pereira viesse a Guimarães alistar soldados pagos para o terço.
1704 — Ordem do governador das armas, ao corregedor para alistar soldados a fim de completar os terços pagos até terem 800 homens.
1756 — Patente nomeando capitão da companhia de auxiliares a Manuel do Couto Ribeiro do terço de infantaria do mestre de campo Gaspar Leite de Azevedo, onde servia de alferes.
1768 — Faleceu no Recolhimento das Trinas, desta cidade, soror Maria de Santa Ana, natural da freguesia de S. Tomé de Abação, filha de António Vaz e de Cipriana da Silva, nascida em 1731 e tomando o hábito aos 24 anos, foi bem aceite do céus e teve a morte dos justos. (Livro sobre as ordens de religiões, impresso, ilustrado, na livraria de Sezim) -Abade de Tagilde.
1793 — Os monges da Costa celebram pomposas exéquias pelo falecimento do bispo do Porto, D. João Rafael de Mendonça, tendo-se para esse fim levantado na sua igreja um rico mausoléu e celebrado solenes vésperas no dia de ontem. Às 8 horas da manhã começaram as matinas, executadas pelos melhores cantores e instrumentistas de toda a província, em seguida celebrou de pontifical o D. Abade, assistindo a maior parte o Cabido, comunidades, senado, ministros, nobreza e povo. A oração foi recitada por frei Joaquim Veloso, monge do mesmo mosteiro. As exéquias terminaram pela absolvição ao túmulo lançada, além do celebrante, para esse fim convidados que foram hóspedes no mosteiro, com todas as deferências e honrarias devidas às suas pessoas e categoria.
1836 — A comissão administrativa da irmandade da Santa Casa da misericórdia, resolve confeccionar o Regulamento Administrativo para a mesma Santa Casa, conforme lhe fora superiormente ordenado, adequando-o, o mais que possível na actualidade, ao Compromisso.
1836 — É conduzida para a capela do Campo Santo a nova imagem da Senhora das Dores que haviam mandado fazer os devotos do Campo, da Colegiada desta vila para o Campo Santo, acompanhada pelo Cabido, clero e irmandades da vila; à chegada houve sermão. PL - A imagem era de roca pequena e de feia escultura. J. L. de F.
1840 — Houve na vila repiques de sino ao romper da aurora, a meio dia e à noite, por ser o aniversário de Sua Majestade a Imperatriz D. Amélia, viúva do Imperador D. Pedro. PL
1881 — É solenemente benzida a nova igreja paroquial de Santa Eulália de Nespereira, sendo processionalmente conduzidas para ela as suas imagens, da capela de Santa Maria Madalena, que durante a construção servira de igreja e onde elas estiveram. À tarde leilão de prendas, música, à noite iluminação e fogo.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home