Efemérides: 6 de Julho
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1591 — Os mercadores de nação hebraica alcançaram provisão para se extinguir a dança ou jogo judenga na festa do Corpus Christi. A Câmara arguiu esta desubrepção perante o corregedor que não atendeu a Câmara e mandou registar por sentença de 12 de Abril de
1665 — A Câmara delibera mandar fazer uma procissão em acção de graças pela gloriosa vitória de Montes Claros alcançada pelas armas portuguesas.
1802 —
1829 — De tarde, luzidio Bando por ordem da Câmara que ordenava houvessem luminárias na noite seguinte, por ser o aniversário
1836 — Chegou a esta vila ("pelas salvas de artilharia que se ouviram") a notícia de ter entrado na cidade do Porto o príncipe D. Fernando Augusto, esposo da rainha a srª D. Maria II, o qual veio de Lisboa em um barco de vapor para visitar aquela cidade, e depois visitar algumas terras das províncias do norte do reino, como Braga, Guimarães, Amarante, Vila Real, Lamego, Viseu, Coimbra, Leiria, Pombal, Santarém, etc., e depois recolher-se outra vez a Lisboa. Em consequência desta notícia e da participação oficial do governador civil de Braga, que havia prevenido a Câmara desta vila da vinda de S. A. à mesma mandou a Câmara pedir ao Nicolau de Arrochela a sua casa do Cavalinho para o aposento de S. A. R., assim como lhe mandou preparar arcos e uma iluminação, etc., PL.
1875 — Houve uma grande saraivada que estragou muitos frutos e muitas uvas (vinho).
1896 — Faleceu nesta cidade o antigo condutor de 1ª classe das obras deste distrito, Cesário Augusto Pinto, autor do projecto do estabelecimento termal de Vizela.
1911 — Às 6 horas da manhã foi apeada a estátua de D. Afonso Henriques que estava colocada no terreiro
1917 — Portaria do Ministério da Justiça autorizando a
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home