Efemérides vimaranenses: 19 de Julho
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1447 — Confirmação do couto de Pombeiro e seus privilégios, feita em Aveiro.
1474 — Bula de Xisto V, datada em S. Pedro de Roma suprimindo o Mosteiro de S. Torcato, de que era comendatário João de Barros, cónego da Sé de Braga, e que já há muito não tinha prior nem cónegos, e o uniu e incorporou no Cabido de Guimarães, e bem assim as igrejas de Santo André de Tolões e de S. Gens de Montelongo (que também tinham sido mosteiros), que o mesmo cónego tinha anexas, em sua vida, ao seu canonicato. Esta união foi feita pela renúncia do dito mosteiro e igreja, dada perante a Sé Apostólica pelo bispo de Ceuta, D. João, como procurador do referido cónego, em atenção ao diminuto rendimento da Colegiada, que se compunha de chantre, tesoureiro, mestre-escola, 30 cónegos prebendados e 25 clérigos do coro.
1530 — Neste dia foi passada pela chancelaria a carta de El-rei D. João III, de 18 de Maio deste ano, que confirma a provisão de D. Pedro I, dada em Elvas a 9 de Maio de 1361, em que manda que os lavradores moradores nos casais da Ordem do Hospital, do termo de Guimarães, não obstante o seu privilégio, paguem e sirvam esta vila, como pagam e servem as mais pessoas do concelho.
1662 — Ordem do governador das armas da província mandando a Guimarães e sua comarca e levar soldados do terço que aqui estivessem, por se encontrar na província um poderoso exército inimigo.
1793 — Provisão declarando nulos os aforamentos que o juiz de fora, servindo de provedor, fizera do terreno do Toural, e mandando que fosse demolido o muro desde o Postigo de S. Paio à Torre da nossa da Piedade e que os moradores da Rua da Arrochela para ali puderem aumentar as suas casas, fazendo portas e janelas e lojas para comércio, tudo conforme o prospecto enviado, não excedendo a largura actual do muro, e vendendo-se a pedra deste e o produto aplicado às obras públicas, especialmente às calçadas da vila.
1815 — A requerimento de Eusébio António de Oliveira, mestre violeiro em Guimarães, foi registada a carta do seu exame, feito em Braga a 31 de Janeiro de 1811, morando na Rua de S. Marcos da dita cidade.
1846 — Houve em S. Roque (era Domingo) a festa de Nossa Senhora do Bom Sucesso. Foi desta vila, de tarde, à romaria, um baile de rapazes dançando lá e na vila em algumas casas, quando voltaram embora, como a do administrador, etc. Traziam uma música e andavam bem vestidos. PL
1875 — 2ª-feira. - Tumulto no mercado das Taipas, pela elevação do preço do milho.
1887 — O nosso deputado João Franco interpela o presidente do Conselho de Ministros, José Luciano de Castro, sobre o conflito entre a Câmara Municipal de Guimarães e o Governador Civil do distrito, a propósito do orçamento municipal por ela elaborado.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home