Efemérides vimaranenses: 20 de Julho
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1132 — Escambo entre D. Afonso Henriques, como padroeiro de Santa Maria de Guimarães, e o Mosteiro de Pendorada.
1535 — Provisão de El-rei D. João III, em Évora, em que manda aos juízes e oficiais da Câmara da vila de Guimarães e a quaisquer outras suas justiças, que deixem os oficiais mecânicos da dita vila eleger as 12 pessoas dos misteres em cada um ano, e aos 12 eleger os 2 procuradores, segundo a forma do regimento deles.
1657 — A Câmara, tendo consultado o provedor e o corregedor, delibera que o procurador do concelho lhe pague as propinas das procissões das ladainhas e de todas as mais que se faziam pelo decurso do ano, por ser este o costume em todas as demais câmaras do reino.
1805 — Sentença da Relação do Porto negando provimento ao agravo dos padeiros e padeiras de boroas desta vila, Domingos Vieira e filha Teodósia Francisca da Rua de Santo António, e outros, que pretendiam vender o pão a olho e não pelo peso e taxa posta pela Câmara, mas sim pelo que ajustassem com os compradores. A Câmara em 23 de Fevereiro de 1805 indeferiu-lhes o requerimento, cujo indeferimento ficou mantido pela Relação.
1873 — Foi benzida a 1.ª capela-passo, ascendente, do monte da Penha, na qual foi colocada a imagem grande de Cristo Crucificado, que era da sacristia da Misericórdia antes da reforma. Passados anos foi retirada esta imagem, ignorando-se o destino que teve, e colocadas as 3 imagens Jesus, Maria e José, que pertenceram à arte de carpinteiro, cuja sede era na igreja de S. Dâmaso.
1875 — Terça-feira.- Os negociantes de ourivesaria, em número de 13, reúnem em casa de António José Ferreira Leão, na Rua da Rainha, e de comum acordo, assinam uma convenção de não abrirem os seus estabelecimentos aos dias santificados, nem fazerem nesses dias qualquer transacção relativa às suas lojas; desta resolução deram conhecimento ao Arcebispo coadjutor desta diocese que a mandou louvar e publicar por portaria de 24 deste mês e ano.
1880 — É a igreja de S. Miguel do Castelo solenemente benzida e restituída ao culto, depois da restauração principiada a 17 de Agosto de 1874; houve missa cantada e à noite arraial. No ano seguinte também houve missa cantada e à noite arraial. Estas festas de 1880 e 1881 foram promovidas pelo pároco encomendado da freguesia de Nossa Senhora da Oliveira, padre Abílio Augusto de Passos, a quem esta igreja estava anexada.
1891 — Sob o comando do capitão Carvalho regressa a esta cidade no comboio da noite a 1.ª companhia de infantaria nº 20 que estava destacada em Chaves.
1911 — Concluiu o julgamento de Agostinho de Oliveira, Francisco de Freitas Guimarães e Luís Fernandes, acusados de soltarem gritos subversivos após a passagem da procissão de Passos, no Toural. Foram condenados em 30 dias de prisão correccional remissíveis a 500 réis diários.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home