Efemérides vimaranenses: 25 de Julho
D. Afonso Henriques. Batalha de Ourique.
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1139 — Vitória de Ourique que confere a D. Afonso Henriques o título de rei e a Guimarães o de Berço da Monarquia. Neste dia, foi terça-feira.
1746 — Carta régia, assinada pela rainha, noticiando à Câmara o nascimento de uma neta, filha do príncipe, mandando fazer os costumados festejos.
1748 — São as imagens da Sacra Família solenemente conduzidas para a igreja do Convento das Capuchas.
1870 — Segunda-feira. Romaria de S. Tiago; este ano foi muito concorrida e mui luzida, porque foi a ela mais uma ronda. No arraial, depois da entrada das 5 rondas, tocaram, como em torneio musical, as 5 bandas de música que as acompanharam; assanhando-se a rivalidade entre duas, desta cidade, resultou um pequeno bulício que foi imediatamente acomodado pela intervenção da autoridade administrativa e da força armada; esta era de 50 praças de infantaria 6 e comandada pelo capitão Soares.
1883 — Tocou à noite, no pavilhão do jardim do Toural, desde as 9 às 11 horas, a música regimental de infantaria 10, que tinha vindo tocar à romaria de S. Tiago da Costa a convite dos festeiros.
1887 — Às 6 horas da manhã chega, de Braga, uma força de 70 praças de infantaria 8 para policiar na Costa a romaria de S. Tiago. Finda a romaria a força dirigiu-se a esta cidade e chegando à praça de Nª Sª da Oliveira, e depois de ter ordem de reunir, às 11 horas da noite, destroçou indo cada soldado com o seu equipamento para onde queria; alguns dos soldados deitaram-se debaixo da arcada dos Paços do Concelho, outros giraram pelas ruas arrastando as armas, outros brincavam com elas e outros introduziram-se nas tabernas, cujas cenas duraram até às referidas 11 horas, não tendo ido recolher-se ao quartel onde se achava o 1º batalhão do 20.
1897 — Recebe, na Universidade de Coimbra, o duplo capelo, nas faculdades de matemática e filosofia, o nosso patrício Álvaro José da Silva Basto. O doutoramento simultâneo em mais de uma faculdade foi facto inteiramente novo, que não se encontrara nos registos universitários nenhum caso como este; havia sim doutores em duas faculdades, mas doutorados em épocas diferentes. Houve dificuldade na combinação das duas cores do capelo e borla, resolvendo-se que a sua confecção fosse a seguinte: o capelo de veludo azul claro forrado de seda azul ferrete. Os alamares sobre o veludo, brancos e de azul ferrete, os que assentam sobre a seda. A esfera armilar, bordada a branco na parte esquerda do capelo sobre o peito. As borlas, de seda azul clara e azul ferrete alternadas.
1903 — Saiu o 1º número da "Ala-Moderna", revista ilustrada, quinzenal, de literatura e crítica, de que era editor responsável António Augusto(?) Martins, e proprietário administrador António Dantas. O nº 10 saiu a 10-XII-1903 (seria o último ?). Saía a 10 e a 25.
1933 — Veio em procissão de penitência ad petendam pluviam Nossa Senhora da Lapinha.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home