Efemérides vimaranenses: 27 de Julho
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1603 — Provisão mandando que aos frades de S. Domingos fossem fornecidos os mantimentos necessários, sob pena de dez cruzados, os quais requereram alegando que eram mal servidos.
1619 — O padre guardião dos franciscanos, frei Luís de Braga, e o síndico dos mesmos, António Dias Pimenta, por escritura na nota de Jerónimo de Barros, concedem terreno no claustro do seu convento a Pedro Vieira da Maia e mulher Brites Lopes de Carvalho para aí construírem uma capela, e estes deram àqueles por uma só vez 80$000 réis e dotaram a dita capela com 20$000 réis de juro e herdade no almoxarifado de Guimarães.
1645 — Provisão d'El-rei D. João IV, em que ele toma debaixo da sua real protecção a igreja Colegiada, porque o foi sempre dos reis deste reino, e que nos casos que daqui por diante sobreviessem se guardasse o Breve De Puritate Sanguinis que proibia entrar nos benefícios dela os que fosse hereges, mouros, hebreus ou judeus, mandando dar todo o favor e ajuda à execução do dito Breve que os cristãos novos com seu poder pretendiam impedir procurando, por todos os meios, alcançar sentenças menos justas nos tribunais aonde pediam as causas, habilitando-se para entrar nos ditos benefícios.
1661 — Chega a Guimarães a virtuosa Catarina das Chagas, natural do lugar de Pica-Freio, da freguesia de Santa Eulália, termo do Porto, filha de André Ferreira e Domingas Ferreira, pessoas de bastantes meios de fortuna, a qual conseguiu, com dificuldade, em vista dos andrajos que trazia, ser admitida no beatério do Anjo, passando depois para o das Capuchas, que foi fundado a instâncias suas pelo seu confessor.
1729 — Em vereação, a requerimento dos eclesiásticos, nobreza e povo, alegando que as peixeiras obrigadas na alfândega não forneciam peixe fresco, havendo muito nas outras terras e até vendendo-se nas proximidades da vila, e isto pela razão de quererem vender o bacalhau, que tinham trazido do Porto muito barato que lhes dava grande lucro, chegando a descompor e faltar ao respeito a todas as pessoas; foram caçadas as licenças e obrigadas as peixeiras e mandado que despejassem as boticas da alfândega sob pena de 6$000 réis, pagos da cadeia; e foi concedido a 2 moradores da Caldeiroa que tinham bestas, se viessem obrigar a vender peixe fresco, como queriam, mas não outras coisas.
1863 — Concerto de piano, no teatro D. Afonso Henriques, pelo pianista brasileiro Ricardo Ferreira de Carvalho, que foi muito aplaudido. Alguns membros da "Companhia Nacional" que há tempos aqui estivera representaram algumas comédias, para quem a plateia foi indulgentíssima.
1897 — Foi vendida a imagem de pedra de Santa Rosa de Lima, da fronte da igreja das Dominicas, apeada desde 1891. Arrematou-a por 5$000 reis e retirou-a neste mesmo dia, António José Ribeiro, "O Pianha", "O Papas", para colocar no tanque da sua Quinta de Antomil, onde esteve até ... [em branco, no original] em que voltou para o seu próprio sítio.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home