Efemérides vimaranenses: 26 de Julho
1692 — O D. Prior, D. Pedro de Sousa, publica edital convidando os seus súbditos e mais pessoas da sua jurisdição a comparecerem à visita espiritual da Colegiada que ele havia de começar no dia 30 deste mês.
1815 — A Câmara delibera mandar construir de novo o tanque da Madroa, que estava arruinado, conforme o risco feito.
1821 — É reeleito, 6.ª vez, por 53 votos, sendo 91 votantes, para um dos 4 lugares de secretários das cortes, o bacharel João Baptista Felgueiras, vimaranense, foi o 3.º em votos.
1828 — Reuniram as ordenanças do distrito desta vila e foram com os soldados provisórios que aqui estavam para dar caça aos de Fafe que andavam reunidos e armados.PL
1832 — Foram presos dois frades franciscanos, o Bastos e o Comissário, por intrigas e opinião de constitucionais. Depois de levarem uma correcção dada pelo corregedor, este mandou-os ambos para o seu convento. PL
1855 — O Arcebispo de Braga remete uma pastoral ao Cabido para na Colegiada se fazerem preces em 3 dias e se dizerem nas missas cantadas e rezadas as orações convenientes, enquanto no reino existisse a cólera morbus.
1857 — Próximo da noite faleceu o Barão do Costeado, António de Nápoles Vaz Vieira de Mello Alvim, e foi sepultado a 28 na campa n.º 3 da capela-mor da capela dos terceiros dominicanos. Nasceu a 2 de Setembro de 1782, era fidalgo da casa real, cavaleiro das ordens de Cristo e de S. Bento de Avis; condecorado com a medalha por 5 campanhas da guerra peninsular, senhor de vários vínculos, e pelo seu casamento, da Casa do Costeado
1882 — A Câmara resolve mandar proceder à cobertura da arcaria do claustro de S. Domingos, com telha de tipo de Marselha, ficando para mais tarde a construção do muro e gradeamento, que o devia isolar das profanações de todo o género que ali se estavam cometendo a toda a hora.
1884 — Às 6 horas da tarde, no palacete de Vila Flor, é, com toda solenidade, encerrada a 1.ª exposição industrial vimaranense, promovida pela Sociedade Martins Sarmento, presidindo a este acto o governador civil do distrito, estando presentes a Câmara Municipal, autoridades administrativas e judicias, comissão central, representantes da imprensa e de corporações convidadas, bem como um selecto e numeroso concurso de senhoras e cavalheiros.
1885 — Domingo.- Neste dia e no seguinte houve fortíssimas trovoadas acompanhadas de grossa chuva e desabrido furacão. Hoje esteve a trovoada perpendicular à cidade, despedindo algumas faíscas, uma das quais caiu na casa de Domingos Leite de Castro, na Rua Nova de Santo António, não fazendo estragos importantes. Ainda caíram outras nos campos vizinhos da cidade, onde os milhos ficaram na maior parte alastrados pela impetuosidade do vento e da chuva.
1918 — Na manhã de hoje para amanhã, os presos que estavam nas prisões do rés-do-chão da cadeia velha, minaram o terreno para saírem, mas foram pressentidos, obrigaram-nos a ficar. Nesta mesma noite evadiram-se da cadeia nova 3 desertores de infantaria nº 20 que nela tinham entrado na véspera, e com eles foi também o cabo da guarda.
1930 — Nas Taipas o médico militar miliciano, Dr. José Joaquim Machado Guimarães, assassinou Sabino Crespo.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home