Efemérides vimaranenses: 26 de Julho
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1567 — Gonçalo Rebelo, cavaleiro fidalgo, morador nesta vila, passa procuração a D. António Lima Pereira para renunciar em S. A. os ofícios de escrivão dos órfãos e das sisas que tinha na vila e termo de Prado a fim do mesmo real senhor os prover.
1778 — João Pinto de Castro, fidalgo da casa real, natural da matriz de Viana do Castelo toma posse da dignidade de mestre-escola da Colegiada, por coadjutoria ou renúncia do dr. Manuel Pinto de Castro. Era filho de Belchior Pinto de Castro e Rego, de S. Paio de Meixedo, irmão do mestre-ecola renunciante, e de sua mulher D. Ana Micaela Gertrudes de Freitas, de Monserrate, Viana, filha de João Alves de Carvalho, da matriz de Viana, e de D.Benta Maria de Barbosa, da dita freguesia de Monserrate.
1836 — Chegou a esta vila o juiz de Direito que tinha sido do julgado da Póvoa de Lanhoso (Botelho) e foi transferido para o julgado desta vila, sendo o desta transferido para o julgado da Póvoa de Lanhoso. PL - O nome do novo juiz é António Correia Botelho Teixeira Rebelo.
1839 — Provisão nomeando professor primário da cadeira de Brito a Domingos Pereira Mendes por 2 anos, a qual tinha ultimamente sido ocupada por António José da Silva e estava vaga. Tomou posse a 3 de Agosto.
1850 — Decreto concedendo com um hábito de Cristo o abade de Gondomar, que depois mais tarde foi pároco de S. Sebastião de Guimarães.
1863 — Domingo. - Romaria da Penha. Foi abrilhantada com uma bela tocata da fina rapaziada da cidade. Realizaram festas do Corpo de Deus em Azurém e na Costa.
1887 — Saiu em procissão de penitência Senhor Crucificado, da igreja de Creixomil, por toda a freguesia, por causa da bicha.
1898 — Veio em procissão de penitência ad petendam pluviam Nossa Senhora da Lapinha, dando entrada na Colegiada às 6 e meia horas da tarde e aí houve sermão pelo jesuíta Bento José Rodrigues, findo o qual voltou em procissão para a sua capela.
1902 — Pomposos ofícios fúnebres, na igreja de S. Francisco, ao corpo presente do grande capitalista António Gomes dos Santos Portela, vimaranense residente em Vermoim, Famalicão. A missa e responsos foram a instrumental e a igreja este armada.
1914 — Houve romaria na Costa e andores.
1931 — Segunda corrida da rampa da Penha.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home