Efemérides vimaranenses: 29 de Julho
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1425 — Celebram-se as escrituras de casamento de D. Constânça de Noronha, filha de D. Afonso, Conde de Gião, com D. Afonso, Duque de Bragança, e nelas se lhe faz de dote treze mil dobras, sendo quatro mil pagas logo, e as nove mil restantes em tempo determinado, ficando em penhor delas as terras do termo de Guimarães com todas as suas rendas e pertenças, a portagem e o serviço geral dos judeus.
1602 — O Papa Clemente VIII expede uma bula criando e constituindo Inquisidor Geral dos reinos de Portugal a D. Alexandre de Bragança, mestre na Sagrada Teologia e Prior da Colegiada igreja da vila de Guimarães.
1661 — Nasce, na sua casa em Guimarães, Manuel Ferreira d'Eça, filho de Gregório Fereira d'Eça, senhor do morgado de Cavaleiros e de D.Margarida Luísa d'Alarcão, onde também faleceu a 20 de Janeiro de 1724. Foi genealogista insígne e deixou a seu filho manuscritos 4 volumes in fólio, de "Várias Famílias do Reino de Portugal". Faz dele menção D. António Caetano de Sousa na História Genealógica da Casa Real, no fim do 8º volume.
1668 — Entram os frades Capuchos da Piedade no seu novo convento, sendo provincial frei Alexandre de Portel e vigário da casa frei Gonçalo de Vila Real. Formaram uma grave procissão na igreja de S. Miguel do Castelo, da qual se serviram por licença que lhes deu o D. Prior em 7 de Fevereiro de 1765 até este dia, com o Santíssimo Sacramento e as imagens do patriarca S. Francisco e de Santo António titular do convento, que depois de percorrer as principais ruas da vila recolheu à sua nova igreja, depois de colocado o S Santíssimo e as imagens, foi cantada a primeira missa em que pregou frei António de Baião.
1784 — O Cabido, em sessão plenária, faz aceitação do Breve pontifício que lhe concedia poderem usar do calendário da congregação de Santa Cruz de Coimbra, e obrigou-se a rezar os ofícios e celebrar as missas segundo o seu rito.
1828 — Tiveram lugar neste dia, na igreja de S. Francisco, umas solene exéquias pela alma do comendador Inácio Leite Pereira d'Almada (Azenha), senhor da casa do Arco da Rua de Santa Maria. Foram feitas com a maior pompa e grandeza. PL
1842 — Sentença condenando Francisco Lopes, de apelido "O Pato", de Antemil, freguesia de Penselo, por crime de furto com arrombamento e salteador, em pena de degredo de porta perpétua, para Angola e nas custas. Juiz Jerónimo de Meireles Guerra
1853 — Nasce o padre Luís de Abreu Campo Santo, filho do solicitador forense António José de Abreu Campo Santo. Foi provincial dos jesuítas em Portugal.
1857 — Neste dia foi muito concorrida a exposição industrial, nas Fontainhas, da cidade do Porto, e nela teve lugar a rifa, a 500 r’eis cada bilhete, de um lindo jardim, feito de linha fina, por D. Joaquina Carolina de Santa Rosa, freira do Convento das Dominicas de Guimarães.
1903 — A Câmara resolveu aumentar o corpo de polícias com 6 guardas e 1 cabo.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home