Efemérides vimaranenses: 28 de Julho
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1526 — Confirmação da carta de El-rei D. Fernando que manda cumprir as sentenças de excomunhão que o D. Prior pusesse, por bem da Bula do Papa Alexandre IV, dada em Nápoles a 20 de Fevereiro de 1255, que para isso tinha.
1572 — Alvará, de El-rei D. Sebastião, confirmando a carta de El-rei D. Pedro, dada em Santarém a 27-4-1364 em que se refere a jurisdição que o D. Prior tinha na sua igreja e nos seus súbditos.
1747 — Dâmaso Ribeiro, morador no lugar de Requeixo, freguesia de S. Martinho de Silvares, obriga-se, por escritura na nota do tabelião João Ribeiro, a fazer a obra de pedraria da igreja paroquial de S. Tomé de Abação, ao abade da mesma Manuel Teixeira de Azevedo e a Bartolomeu Fernandes, dando-lhe estes por toda a obra 310$000 réis, madeiras para estadas e alguns carretos, etc.
1751 — A mesa da real Irmandade de Nª Sª da Oliveira, presidida pelo vigário geral do isento, deliberou que se fizesse a festa da Assunção " com toda a pompa e solenidade possível na forma do compromisso para que ressuscitasse a devoção da mesma Senhora, que por falta de não sair há anos em procissão no seu dia, se experimentava ter faltado muito não só nos moradores desta vila, como também nos que concorriam de partes distantes de romagem à mesma Senhora da Oliveira."
1822 — Morreu dentro em 4 horas uam mulher na Rua Nova com solimão que lhe deitaram no caldo seu genro e filha. Foi sepultada na igreja da Misericórdia. PL
1834 — Chegou a notícia de ter desembarcado no Porto, Sua Majestade a Senhora D. Maria IIª, pai, madrasta, Duque da Terceira, Marquês de Saldanha e outros figuros. A entrada foi brilhantíssima não só pelos grandes preparativos que há tempos se haviam feito, como pela grande concorrência de pessoas que da província do norte a foram ver. Por esta notícia houve aqui repiques, foguetes do ar e luminárias. O desembarque foi às duas horas da tarde do dia 27, tendo saído a 25 de Lisboa; esta visita foi por a ter prometido aos habitantes do Porto quando dele saiu, em 26 de Julho de 1833.
1851 — Neste dia escrevera para o "Periódico dos Pobres no Porto" o seguinte :" Por ordem do Governador Civil de Braga foi demitido o Regedor da freguesia de S. Miguel das Caldas de Vizela; este Regedor que há anos servia, é cartista, homem de bem e proprietário; a ele se deve a perseguição dos ladrões e o sossego que sempre houve nesta freguesia desde que ele serviu; é benquisto dos comparoquianos e com influência nas freguesias circunvizinhas".
1885 — São presos pelo destacamento de polícia civil aqui estacionado e oficiais da administração do concelho, nesta cidade, 22 espanhóis que haviam passado o cordão sanitário,
1904 — Ao meio dia, no lugar de Paçô, junto ao túnel na linha (férrea) em construção de Guimarães a Fafe, quando alguns operários enchiam as vagonetas de uma saibreira em exploração, e em que trabalhavam 14 pessoas, caiu sobre eles uma bancada de terra que apanhou Joaquim Pires, casado, de Travassós, José Caco, solteiro, de Vizela António da Silva, de S. João de Ponte, e Albino de Sousa, solteiro, da vila de Felgueiras, que ficaram soterrados e apareceram mortos, fugindo os demais. Os 4 cadáveres foram autopsiados no hospital da Misericórdia.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home