Efemérides vimaranenses: 28 de Julho
Andor da romaria de S. Tiago da Costa
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1228 — O Papa Gregório IX, em Perugia, confirma a divisão das rendas da Colegiada feita entre o D. Prior e o Cabido.
1762 — Antónia Maria dos Santos, moradora na Rua dos Palheiros, casada com António Luiz de S. José, que estava ausente, tendo nas suas casas uma nascente de água à flor da terra, a qual no Inverno lhas danificava, vendeu-a por 6$400 réis aos frades de S. Domingos para unirem à que ia encanada para o seu convento.
1808 — A Câmara, em consequência da ordem da Junta do Supremo Governo do Porto, datada de 19 do corrente, pela qual se convidavam todos os fiéis vassalos do príncipe regente a fazerem oferecimentos voluntários das quantias que pudessem, para ocorrer às urgentes necessidades do Estado e da Guerra a fim de expelir totalmente o inimigo que ainda oprimia a capital e algumas terras deste reino e restaurar em todo ele o governo do mesmo príncipe, nomeia recebedor dos donativos da vila, termo e comarca, a Plácido António de Araújo Portugal, por conhecer nele todos os requisitos necessários para este serviço.
1818 — O médico João Evangelista de Sousa Morais despede-se, por falta de forças, do partido da Santa Casa da Misericórdia; a mesa delibera convidar para o substituir, o clínico António de Sousa Basto que aceitou. Este foi reintegrado no curativo da pobreza, o qual, sem motivo, havia sido despedido em 18 de Dezembro de 1810.
1826 — Sai um Bando em que a Câmara anuncia que o dia 31 deste mês era o dia marcado para o juramento da Carta Constitucional dada pelo sr. D. Pedro IV, cujo bando ia assim: adiante de tudo ia uma escolta de 4 soldados e 1 sargento, depois seguiam-se os tambores e bombo atrás destes ia o pregoeiro, atrás iam os juízes almotacés, e quase juntos a estes iam os misteres cada um com sua bandeira na mão, vestidos todos de grande gala, e atrás de tudo ia uma guarda de honra de 30 soldados do regimento 21, sob o comando de um alferes; ao passar o bando pelo Toural deram-se foguetes e vivas. PL
1869 — Principia a construir-se a estrada concelhia nº 11, das Taipas a Donim.
1881 — À noite, no campo de S. Francisco, houve o 1º bazar de prendas em benefício das obras de construção da nova casa da Associação Artística.
1929 — Romaria de S. Tiago, na Costa, 4 andores.
1935 — Inauguração do edifício da Associação Fúnebre.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home