Efemérides vimaranenses: 29 de Julho
D. Miguel
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1606 — Os vinhateiros obrigaram-se, na Câmara, a vender vinho maduro a 8 réis o quartilho até ao S. Martinho.
1744 — Provisão régia, ouvida a Câmara, autorizando D. Josefa Teresa Clara da Silva e Azevedo, viúva de Jerónimo Vaz Vieira, tutora de seus filhos menores, a tapar o alpendre que havia numas casas que comprou para juntar às que já tinha e onde vivia no Toural, no qual havia uns penedos e era lugar escuro, e assim se aformoseava o sítio e era cómodo para a sua família.
1829 — Carta régia: Secretário e confrades da Confraria de Nossa Senhora da Oliveira da insigne Colegiada da vila de Guimarães : Eu, El-rei vos envio muito saudar. Havendo os senhores reis destes reinos conservando sempre a religiosa e exemplar devoção de se nomearem a si mesmos jubiles dessa Confraria, ou nomearem, na Real Família, Príncipes e Infantes, que o fossem: conformando-Me com este virtuoso e hereditário exemplo, Hei por bem, e por devoção, nomear-Me a Mim por juiz da referida Confraria o que Me pareceu participar-vos para que assim o fiqueis entendendo. Escrita no Palácio de Queluz, em 29 de Julho de 1829. - O Rei.
1829 — O D. Prior escreve ao Cabido a participar-lhe que El-rei D. Miguel concedera aos cónegos e mais clero da sua Colegiada, aos párocos actuais das igrejas do padroado da mesma e aos procuradores agentes actuais dela, a graça de usarem da medalha de ouro com a sua Real Efígie, atendendo à constante e inalterável fidelidade que o mesmo Cabido lhe consagrava. Esta concessão foi em virtude da exposição que lhe fez em audiência neste dia.
1844 — Veio às Caldas das Taipas o administrador geral de Braga, João Elias, para examinar as obras que se andavam a fazer para novos banhos, tendo-se descoberto uns banhos do tempo dos Romanos. Depois veio a esta vila onde jantou em casa do presidente da Câmara, António Joaquim de Eça e Leiva, e depois voltou outra vez para Braga. PL
1857 — Neste dia foi muito concorrida a exposição industrial, nas Fontainhas, da cidade do Porto, e nela teve lugar a rifa, a 500 reis cada bilhete, de um lindo jardim, feito de linha fina, por D. Joaquina Carolina de Santa Rosa, freira do Convento das Dominicas de Guimarães.
1863 — A Câmara resolveu fazer o ensaio do petróleo em substituição do azeite, na iluminação.
1883 — Domingo. Às 6 horas da tarde veio pela 1.ª vez de Vizela uma locomotiva (com a máquina Santo Tirso) conduzindo alguns carrões de material para a construção da via férrea.
1894 — Realizou-se no Clube Comercial, com solenidade, uma exposição de curiosidades.
1899 — Toma posse do lugar de administrador do concelho Gaspar de Abreu Lima, que neste ano concluíra a sua formatura em direito, pela exoneração do dr. Alberto Carlos de Brita Lima, desastrado e maluco, chamando-lhe o nosso povo "Bruto Lima"
1906 — Vieram em excursão os marceneiros socialistas do Porto.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home