Efemérides vimaranenses: 27 de Fevereiro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1114 — A rainha D. Teresa estando em Guimarães deu foral à vila de Chás de Tavares.
1590 — Falece
1781 — A Câmara e o Cabido celebram na igreja da Colegiada solenes exéquias pela rainha-mãe D. Mariana Vitória, a que assistiram os mesmos Senado e Cabido, todas as comunidades, nobreza, ministros e oficiais de justiça; o ofício foi a 2 coros de música, sendo celebrante o cónego tesoureiro-mor e orador o padre guardião dos Franciscanos, frei Tomás de Aquino e S. Bernardo, estando na capela-mor um sumptuoso sarcófago.
1867 — O núncio apostólico concede 100 dias de indulgência a quem rezasse diante da imagem do Senhor da Cana Verde, que então se venerava na sacristia e hoje na igreja da Misericórdia no 1.º altar lateral superior do lado do evangelho, a seguinte jaculatória, ou outra qualquer oração semelhante: "Se por mofa, em vez de ceptro, vos puseram verde cana, eu vos rendo vassalagem, de Majestade Soberana".
1878 — Na igreja da Misericórdia canta-se uma missa pelo eterno descanso do Papa Pio IX, mandada celebrar pela Associação das Filhas de Maria; grande número de fiéis comungaram em sufrágio do mesmo pontífice, por convite da dita associação que, para tal fim, teve padres confessores.
1899 — Na Foz do Douro falece a viscondessa de Roriz, D. Maria do Carmo Martins da Costa de Gouveia Moraes Sarmento, viúva do Dr. António Marinho Falcão de Castro de Morais de Abreu Bacelar e Lyra Sotto Maior, visconde do mesmo título, irmã do Dr. Francisco Martins Martins.
1902 — Por edital do Governo Civil de Braga, a freguesia de S. Lourenço de Calvos, que estava anexa à de Gémeos, ficou independente para efeitos administrativos.
1914 — Decreto concedendo à Câmara de Guimarães o edifício da igreja paroquial de S. Paio de Guimarães.
1931 — Inauguração de um mercado quinzenal na freguesia de S. Torcato. A Câmara Municipal isentou-o de impostos municipais durante um ano.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
Mais efemérides deste dia: ler.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home