Efemérides vimaranenses: 25 de Fevereiro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
690 — Morre
1281 — O Prior e Cabido fazem colação de uma quaternária em favor de Domingos Pedro.
1450 — Carta de El-rei D. Afonso, dada em Évora, confirmando a de El-rei D. João I, dada em Santarém a 6-5-1407, que fez mercê ao senhor da Quinta de Gominhães,
1576 — No mosteiro de Santa Maria in Ara Coeli da Ordem de Santa Clara, da observância, a 1.ª Dona Abadessa Helena da Cruz, em seu nome e do seu convento, faz procuração a António de Mesquita, morador na cidade de Lisboa, Gonçalo Vieira, assistente na mesma cidade, e a Mateus Luís, morador em Guimarães, para arrendarem, cobrarem e haverem às suas mãos o incenso e todas as especiarias que El-rei mandava dar anualmente na casa da Índia ao seu mosteiro, porque elas, por sua pobreza, e o mosteiro ser também pobre, não os tinham arrecadado nos anos transactos; testemunhas Bartolomeu Dias e Gonçalo de Oliveira, criados do cónego mestre-escola da Colegiada.
1601 — O arcebispo D. frei Agostinho de Jesus faz visitação pela 4ª vez à igreja de Santa Eulália de Fermentões, e, de entre outras coisas capituladas, manda ao juiz e homens bons que em termo de um mês busquem dois oficiais que bem entendam o custo necessário para se fazer o corpo da igreja no mesmo lugar onde estava, acrescentando-o o necessário para caberem os fregueses e depois de avaliarem lhe participem para ele taxar o tempo para ela ser feita.
1642 — Ordem dada em Braga por D. Gastão Coutinho, do conselho de guerra e capitão geral da província de Entre-Douro-e-Minho e seus exércitos, comendador de S. Tiago de Caldelas, Lanhes e Vilarinho, para Paulo Teixeira de Azevedo, fidalgo da casa real, vir à vila de Guimarães e sua comarca, e ir a Unhão, Santa Cruz, Amarante, Felgueiras, Celorico, Gouveia, Baião e mais concelhos circunvizinhos deste, apresentar se sua parte às Câmara e capitães-mores o regimento, do mesmo e igual data, para todos os mesmos organizarem companhias para a defensão do reino.
1743 — Provisão régia extinguindo a servidão vexatória de Cunha e Ruílhe, cujos moradores estavam obrigados a cumprir na véspera de sete festividades do ano: Páscoa, Espírito Santo, Corpo de Deus, S. João Baptista, Visitação a Santa Isabel, Anjo Custódio e Nossa Senhora da oliveira, vindo três dos ditos moradores varrer a Praça (de N.ª S.ª da Oliveira), terreiro e açougue da vila, com barrete vermelho na cabeça e banda da mesma cor ao ombro, espada à cinta, um pé calçado e outro descalço, vassoura de giesta que traziam de casa, e pendurado no cinto a meia e o sapato do pé que descalçavam. Vid. Revista de Guimarães, vol. V. (À margem, escrito a vermelho: Por petição a S. Majestade e influências de Veríssimo Machado Fagundes, natural de Barcelos).
1811 — É nomeado administrador geral das cartas de jogar, na comarca de Guimarães, por três anos, o vimaranense Manuel Baptista Sampaio Guimarães.
1847 — Foram desta vila para Braga alguns cavalos que foram tirados a alguns cavaleiros pagando-os a alguns, e dando um vale pelos outros. Estes cavalos foram para a cavalaria da Junta do Porto. De Braga veio uma força às Taipas, para que lhe não fossem tomados pelos miguelistas que por ali andavam armados. P. L. - Vid. "Espectro" de 6 de Março.
1879 — 3ª-feira de Entrudo. Nos dias 16-23 e hoje, houve no teatro de D. Afonso Henriques os bailes mascarados do costume, pouco animados, com uma boa orquestra regida pelo padre Eugénio. Houve bailes sem máscaras no antigo palacete do Toural, em benefício do Asilo de Mendicidade de N.ª S.ª da Consolação e Santos Passos, com a banda do batalhão de caçadores 7.
1890 — José Alberto Nunes, pintor muito apreciado, que esteve nesta cidade, onde pintou grande número de retratos e alguns painéis, nesta data faleceu na cidade do Porto donde era natural.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
Mais efemérides deste dia: ler.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home