Efemérides vimaranenses: 22 de Fevereiro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1282 — O arcebispo de Braga, D. Frei Telo, lançou neste dia a primeira pedra para a fundação da igreja do segundo convento de S. Francisco, que foi fundado no sítio em que estava o denominado hospital do concelho, em razão de ser administrado pelo "governo" da vila. Crê o padre Caldas que este hospital ficava fora dos muros da vila, ocupando um lugar muito provável entre a Fonte dos Passarinhos e a igreja de S. Dâmaso, e não dentro dos mesmos muros, a norte da Torre Velha, como opinam alguns escritores, que fazem fundado o referido hospital no sítio em que assenta o recolhimento das Beatas do Anjo, se é que não consideram este o mesmo edifício. Estiveram também presentes o bispo D. Fernando e o mestre-escola D. João Fernandes, ambos da Sé de Tui, D. Domingos Esteves arcediago de Braga, D. Pêro Nunes prior de S. Torcato, o D. Prior de Roriz e outros eclesiásticos e seculares de muita autoridade. - Hist. Seraf. da prov. de Portugal por fr. M. da Esperança, liv. 1º, cap.43.
1666 — Carta régia, passada em Salvaterra e dirigida ao Cabido da Colegiada de Guimarães, para que imediatamente ordene que em todas as igrejas do arcebispado (!!!) se façam orações à Divina Majestade a fim de se realizar um negócio que se andava tratando e que era de grande importância para o reino de Portugal.
1827 — Carta do cirurgião-mor do reino autorizando Maria Joana, viúva, natural da vila de Guimarães, a socorrer e auxiliar os partos naturais, e quando sejam dificultosos recorrer imediatamente ao auxílio de cirurgião aprovado.
1840 — A Câmara representa à rainha para que esta vila seja designada quartel do batalhão de infantaria 18, de que era coronel José Teixeira de Mesquita, como já fizera em 7 de Julho de 1838 e 7 de Agosto de 1839, tendo ela rainha comunicado em portaria de 22 de Agosto de 1839 que a suplicante seria atendida.
1844 — Foi querelada a quadrilha de ladrões que infestava a serra de Santa Catarina, roubando e espancando os passageiros, era composta dos seguintes: António da Silveira, de S. Lourenço de Calvos; Francisco António Pinto de Miranda, de S. Tomé da Abação; João Francisco Leite, o Salpicão, morador a S. Roque, o Maneta José Francisco, de Urgeses, e António Salgado, o Russo, de Nossa Senhora da Oliveira. O maneta José Francisco em 19-XI-1844 foi condenado em 10 anos de degredo para Angola e as custas.
1846 — Falece no Porto José Martins da Costa, grande capitalista da mesma praça e deputado às cortes. Era senhor da casa de Minote e natural da freguesia de Santa Eulália, próxima de Guimarães, mas vivendo a maior parte do tempo na sua Quinta de Aldão. Em consequência de uma grave moléstia fora residir para o Porto, onde faleceu neste dia, repentinamente. Fizeram-lhe os ofícios de corpo presente no dia seguinte, na igreja da Lapa, em cujo cemitério foi sepultado na capela do Bernardes. Morreu sem testamento, deixando sua grande riqueza a uma irmã e a cinco sobrinhos. P. L.
1869 — A Câmara dirige uma representação ao governo pedindo a prorrogação por mais 5 anos para o registo de todas as servidões de nascentes, correntes de águas e aquedutos subterrâneos, aéreos, minas subterrâneas ou de mina aberta, caminhos para pessoas, gados, veículos e carros.
1872 — É sepultado na igreja de Misericórdia o mestre pedreiro das obras do novo hospital da Santa Casa, Joaquim Ferreira, natural da freguesia de S. Salvador de Moreira, casado em segundas núpcias com Maria Joaquina, rodeira dos expostos, o qual dirigia em a noite de 8 para 9 deste mês do ano de
1891 — Domingo (2º) de Quaresma. O pregador padre António Pereira, de Braga, jesuíta, conferente na igreja de S. Francisco, no meio do sermão, estando a afinar-se, com surdina, o rabecão, picando-se para isso nota no órgão, para o Miserere, o padre julgando que era para que ele acabasse, vira-se para o coro e diz "os senhores músicos são malcriados, bem mostraram não ter educação". Depois veio a saber-se que outros músicos lhe tinham feito o mesmo de propósito no jubileu das 40 horas
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
Mais efemérides deste dia: ler.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home