Efemérides: 18 de Janeiro
Alguns acontecimentos do dia 18 de Janeiro, extraídos do manuscrito Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, pertencente à Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento:
1841 — Na noite de hoje para amanhã foi incendiado o teatro desta vila por acinte,
1849 — A administração geral dos correios anuncia achar-se estabelecida uma nova expedição de correspondência para Guimarães, além das duas que já existiam cada semana, saindo as malas de Lisboa nas 2ªs, 4ªs e sábados de tarde, e chegando a Lisboa nas 2ªs, 4ªs e 6ªs de manhã.
1872 — Foi sepultado na igreja de S. José do Carmo o benemérito cidadão e professor primário Francisco António de Almeida (foi o meu professor), iniciador e instituidor do asilo de crianças, de ambos os sexos. Denominado "Asilo da infância desvalida de Santa Estefânia, amor de Deus e do Próximo". Era natural de Lisboa, aí foi sargento de infantaria, e residiu muitos anos nesta cidade de Guimarães.
1917 — A igreja de Sta. M.ª de Silvares foi roubada por meio de chave falsa: roubaram 2 vasos de prata, 2 cálices e suas patenas, violam o Sacrário e espalharam sobre o altar-mor as sagradas partículas.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home