Efemérides: 15 de Janeiro
Alguns acontecimentos do dia de hoje, extraídos do manuscrito Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, pertencente à Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento:
1664 — Recebe uma honrosíssima patente de mestre de campo "ad honorem" o bravo militar João Rebelo Leite, por antonomásia "lidador vimaranense" - Vide Apontamentos para a História de Guimarães, 1º vol. Pág. 129 e o jornal Vimaranense "Espectador" nº 49.
1743 — O arcebispo de Braga, D. José de Bragança, ordena, sob pena de suspensão, à abadessa de Santa Clara que no seu convento se dê execução às disposições por decretos capitulares de visita dos seus antecessores, que não estejam revogados, e nele não haja música a canto de órgão, "assim para se evitar a comunicação com as criaturas do século, que de outra sorte fica sendo necessária para se ensinarem a tocar alguns instrumentos e cantar muitos papéis com outros mais inconvenientes", mas sim se cantem os ofícios e se solenizem as festas a cantochão, usando de missal e antifonário que havia o dito canto. Isto por não ter tido bom resultado a concessão que lhe fizera em 17 de Dezembro de 1736.
1858 — Às 6 horas da tarde houve explosão em casa dum fogueteiro, na rua de Gatos. A casa da pólvora era situada no fim do quintal e a explosão foi quando ele estava ceando com a família, ignorando-se o motivo porque a pólvora se incendiou. O telhado da casa foi a grande distância e as casas da rua e das contíguas tremeram.
1883 — Falece, de tarde, vítima duma congestão cerebral, tendo 71 anos, o comendador Cristóvão José Fernandes da Silva " O Cidade", solteiro, grande benfeitor da Ordem 3ª de S. Francisco, foi o concluidor do seu hospital, além de outras importantes obras, com que a dotou, tais como: os guarda-ventos da igreja e da capela, o douramento desta e do altar dos Santos Marrocos, o carro fúnebre, etc. Foi importantíssimo capitalista, proprietário, industrial e negociante de curtumes, deixando avultada fortuna e não tendo herdeiros forçados; não fez testamento, mas por tempo, apareceram alguns falsos. Foi voz corrente que ele era já falecido há 2 ou 3 dias e só neste dia por causa de arranjos é que os 2 primos e os domésticos anunciaram o óbito.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home