Em 2006 a SMS comemora o seu 125.º aniversário
No próximo dia 20 de Novembro comemora-se o 125.º aniversário da instalação da
O objectivo era homenagear Martins Sarmento, não com uma festa ruidosa, nem com um monumento de granito ou mármore, mas com uma instituição duradoura cuja obra perpetuasse o nome do arqueólogo vimaranense. Na acta daquela reunião, que aprovou os primeiros estatutos da
Pensamos que é esta a manifestação mais condigna. Poderia erigir-se um monumento em granito ou mármore, abrindo-lhe na base inscrições comemorativas; mas não será um anacronismo que neste século de actividade intelectual prefiramos a inscrição à associação, o mármore a um pensamento em actividade constante, a inércia de uma coluna ao vivido movimento de uma instituição, que deve prosperar se nunca lhe falecer a vossa protecção e a dos nossos conterrâneos?
O monumento pode esboroar-se e desaparecer no fragor das tempestades, ou no vandalismo das guerras: a instituição, se cria raízes, se preenche uma necessidade real, se representa um progresso na educação social, vive além das convulsões, adquire condições de perpetuidade, permanece enquanto não está satisfeito o seu fim, enquanto se não torna inútil por novos progressos, vivendo ainda assim na memória dos que lerem as páginas da sua história.
Assim nasceu a
A Instituição, que foi criada como Promotora da Instrução Popular, ganhou raízes, dando um grande impulso ao desenvolvimento do ensino em Guimarães. Ao mesmo tempo, criou um Museu, uma Biblioteca Pública, começou a publicar a Revista de Guimarães, tornando-se numa das mais respeitadas instituições culturais e científicas de Portugal. Chegou aos nossos dias sabendo adaptar-se à mudança dos tempos, mas respeitando sempre o seu passado.
Para assinalar esta data, a Direcção da Sociedade está a preparar um programa de comemorações, cujos actos principais ocorrerão entre 20 de Novembro de 2006 e 9 de Março de 2007.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home