Efemérides: 16 de Janeiro
Alguns acontecimentos do dia de hoje, extraídos do manuscrito Efemérides Vimaranenses, de
1489 — Bula do Papa Inocêncio VIII autorizando a supressão de 3 conesias e delas criar 6 meias conesias, da Colegiada.
1613 — A Câmara deliberou que o sino de correr se trouxesse para a casa das audiências (que estava junto desta Câmara), conforme a determinação de 21 de Dezembro de 1606, mandando-se fazer um campanário (pondo-se a pregão), e segurar as paredes da casa 8 porquanto havia quem o tangesse por menos que no castelo.)
1832 — Entra uma leva de quarenta e tantos presos políticos que estavam nas cadeias de Braga. Na sua entrada, desde a Conceição até à cadeia, onde pernoitaram, foram acompanhados por muitos recrutas de caçadores do Minho e algum povo, que lhes vinham a dar muitas pupadas e assobios, chamando-lhes muitos nomes injuriosos. A maior parte dos presos vinham algemados. Na noite seguinte foram pernoitar em Margaride e daí foram para a província da Beira, para Almeida. P. L.
1875 — Tem esta data uma representação assinada em S. Miguel de Vizela por 115 indivíduos das freguesias de S. Miguel das Caldas, Tagilde, S. Faustino e S. Paio de Vizela, Ínfias, Polvoreira, Nespereira, Mascotelos, Gandarela, Conde, Guardizela, Lordelo e Moreira de Cónegos, pedindo à Câmara dos Deputados não aprove o contracto que a Câmara Municipal fez provisoriamente com uma sociedade anónima, estabelecida na cidade de Guimarães, denominada "Companhia dos Banhos de Vizela", principalmente na parte em que segundo as plantas do já então falecido engenheiro Dejant a construção havia de ser na bouça das Pedras (parece ser onde está) que além da ficar distante
1907 — À 1 hora da noite houve incêndio no Asilo de Santa Estefânia.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home