21 dezembro, 2022

Boas Festas

 


publicado por SMS às 13:03 0 comentários

15 dezembro, 2022

Nova data de entrega dos concursos para a 9 | Revista de Guimarães Júnior


A Sociedade Martins Sarmento (SMS), decidiu criar uma revista infantojuvenil com o objetivo de sensibilizar o público mais jovem para a valorização e preservação do património material e imaterial. Esta revista será oferecida no dia 9 de março a todos os premiados.
Para motivar o envolvimento do público escolar neste projeto, decidimos lançar dois concursos sobre o tema Património, com a intenção de fomentar a reflexão e o interesse das novas gerações sobre este tema, incentivando a observação do mundo que as rodeia com um olhar curioso, critico e criativo.
A data de entrega dos trabalhos a concurso foi alterada para o dia 23 de janeiro de 2023.

No link - Regulamentos de concursos - podem aceder ao regulamento dos dois concursos – cronista júnior e ilustrador júnior.

Há vários prémios:

👉Publicação dos trabalhos premiados na primeira edição da revista

👉Tablets

👉Oficinas do Serviço Educativo da SMS

👉Livros

👉Material de desenho

Aberto a todos os alunos do 1º ciclo ao 12º ano.

Participem!

publicado por SMS às 10:58 0 comentários

14 dezembro, 2022

Feira do Livro de 2022 da SMS - Catálogo Digital

http://

À semelhança de anos anteriores, a Sociedade Martins Sarmento está a promover a Feira do Livro, que ficará patente até ao próximo dia 15 de janeiro de 2023. Nesta feira, poderá encontrar livros e outros artigos culturais, a preços muito especiais.

Além das edições próprias da SMS, esta Feira conta com a representação da Casa de Sarmento e de diversos livreiros (Rimas e Tabuadas, A Loja do Júlio, Almanaque 23, Cólofon, Chá de Tília - Guilherme Pinto dos Santos, SNOB, e Bibliographias).

O Catálogo digital está disponível no link Catálogo de Publicações da SMS 2022.

Para mais informações ou fazer encomendas, contacte-nos através do email: loja@msarmento.org

Neste Natal, ofereça um livro ou procure as prendas na Sociedade Martins Sarmento.

A Feira do livro funciona de segunda a domingo no seguinte horário:
10h00-12h30
14h30-17h30

publicado por SMS às 17:58 0 comentários

02 dezembro, 2022

Feira do Livro da SMS

A Sociedade Martins Sarmento, promove até ao próximo dia 15 de Janeiro de 2023, a sua Feira do Livro.

Nesta edição, poderá encontrar diversos artigos para as suas prendas de Natal, nomeadamente livros e outros produtos culturais com preços muito acessíveis. Além das edições próprias da SMS, esta Feira conta com a representação da Casa de Sarmento e de diversos livreiros (Rimas e Tabuadas, A Loja do Júlio, Almanaque 23, Colofón, Chá de Tília - Guilherme Pinto dos Santos e SNOB e Bibliographias).

Durante a próxima semana será divulgado o catálogo digital.

A Feira do Livro funciona de segunda a domingo das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 17h30.

publicado por SMS às 12:10 0 comentários

30 novembro, 2022

Apresentação do livro - O Concelho de Guimarães, de João de Meira | 10 de Dezembro, 16h30m

 


publicado por SMS às 15:00 0 comentários

29 novembro, 2022

Atividades do Dia da Floresta Autóctone | 26 de Novembro


Realizaram-se no sábado passado, dia 26, as atividades programadas que assinalaram o Dia da Floresta Autóctone, começando com uma visita ao Museu da Cultura Castreja, e um pequeno périplo por alguns dos exemplares mais antigos de sobreiro e pinheiro manso, na Citânia de Briteiros, conduzida pelo harboricultor Viriato Oliveira.
Teve lugar o almoço, expressamente confecionado pelo Cor de Tangerina, incluindo a bolota como um dos elementos integrantes, seguindo-se duas pequenas palestras: Manuel Fernandes, sobre a gestão do arvoredo na Citânia de Briteiros e Pedro Babo, sobre o projeto Armazém da Bolota - Landratech. A equipa do Cor de Tangerina proporcionou ao público, uma vez mais, uma oficina de pão de bolota, seguida da respetiva degustação.
Hoje, dia 29, os alunos do Agrupamento de Escolas de Briteiros terão também um contacto muito próximo com este arvoredo autóctone da Citânia, estimulando a sensibilidade dos mais novos para a importância, quer da floresta, quer do património cultural.
A Sociedade Martins Sarmento agradece às pessoas e entidades que colaboraram connosco neste evento que assinala a nossa floresta nativa e as suas potencialidades.
 
Imagens das atividades nesta ligação.

publicado por SMS às 13:00 0 comentários

26 novembro, 2022

"Arte de Bordar, Património em Guimarães"


A Sociedade Martins Sarmento terá patente, a partir do dia 29 Novembro 2022, a exposição “Arte de bordar, património em Guimarães”. Arte decorativa sobre um determinado suporte, o bordado reveste-se de um expressivo valor cultural e simbólico. Independentemente dos ambientes que habitam, quer na esfera civil quer religiosa, os elementos bordados conferem dignidade às peças e aos seus possuidores, sendo em várias circunstâncias elementos que reforçam o estatuto e o prestígio de uma determinada pessoa.
Apesar das semelhanças, a técnica têxtil do bordado apresenta singularidades que a diferenciam de região para região. Em Guimarães apresenta-se sobre tecido branco, especialmente linho, e os motivos decorativos, bordados numa harmonia de vários pontos, surgem de forma monocromática.
A exposição “Arte de bordar, património em Guimarães” dá a conhecer a técnica do bordado em Guimarães e as suas particularidades, para além da variedade de aplicações que se observam, especialmente em peças de ambiente doméstico, vestuário e adereços.

publicado por SMS às 10:34 0 comentários

25 novembro, 2022

Nota de pesar José Ruy (1930 – 2022)


José Ruy (1930 – 2022)

A Sociedade Martins Sarmento manifesta o seu pesar pelo falecimento do autor de banda desenhada José Ruy.
Na sua obra, a História de Portugal foi um tema recorrente, merecendo particular destaque o livro que dedicou à vida de Francisco Martins Sarmento, Aventura do Passado Perdido, publicado em 1994, uma coedição das Edições Asa e da Sociedade Martins Sarmento.
Através da capa do livro e de uma foto que testemunha a sua passagem pela SMS, evocamos a memória deste autor, que tanto contribuiu para a divulgação da obra de Francisco Martins Sarmento.
A Direção da SMS.

publicado por SMS às 15:11 0 comentários

15 novembro, 2022

Aniversário da Sociedade Martins Sarmento - 141 anos

No próximo dia 19 de novembro, pelas 16h30, a Sociedade Martins Sarmento comemora 141 anos de existência, no Salão Nobre da Instituição. Do programa da sessão constará uma conferência proferida pelo Professor José Manuel Lopes Cordeiro, intitulada “Foi a independência do Brasil uma consequência da revolução de 1820?” e a apresentação do retrato do Conselheiro João Baptista Felgueiras, da autoria de A. Roquemont, que recentemente foi objeto de restauro.


O restauro do retrato do Conselheiro João Baptista Felgueiras, de A. Roquemont
O suporte têxtil em linho apresentava-se em bom estado de conservação, mostrando-se pontualmente fragilizado ou com perda de elasticidade. Era percetível a presença de vincos, em função da presença da grade assim como pequenas lacunas de tela.
Ao nível da camada pictórica surge como patologia mais generalizada os craquelês, pequenas fendas que se produziram pelo envelhecimento da superfície pictórica. Eram percetíveis sujidades aderentes, superficiais, contribuindo para o escurecimento da superfície pictórica.
Os tratamentos efetuados na obra foram essencialmente a fixação da camada pictórica, seguindo-se o desengradamento da tela, para posterior substituição do bastidor. A tela foi submetida a uma limpeza mecânica (reverso) e química (anverso) para recuperar o equilíbrio estético. Todas as lacunas foram colmatadas e reintegradas, finalizando com a camada de proteção.


João Baptista Felgueiras (1787-1848)
João Baptista Felgueiras nasceu a 6 de abril de 1787, na Quinta de Cedofeita, na freguesia de S. Miguel do Castelo, em Guimarães. Frequentou a Universidade de Coimbra, onde se licenciou em Direito em 1809.
Iniciou a sua carreira como juiz de fora em Celorico da Beira e Lamego, desempenhando, mais tarde, as funções de Desembargador do Tribunal da Relação do Porto. Em 1821 foi deputado às Cortes Constituintes, tendo sido eleito, por aclamação, para desempenhar funções de secretário.
As suas posições liberais, não favoreceram a sua carreira durante o período miguelista. Com a vitória liberal, foi nomeado, em 1833, Procurador-Geral da Coroa e Conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça.
Faleceu em Lisboa, em 13 de março de 1848.

publicado por SMS às 15:51 0 comentários

09 novembro, 2022

Dia da Floresta Autóctone na Citânia de Briteiros

 https://attachments.office.net/owa/goncalo.cruz%40msarmento.org/service.svc/s/GetAttachmentThumbnail?id=AAMkADk1ODhiYjVkLWU5ZjMtNDRkYi04YmFjLTg2ZjI0ZDBkNDcwNABGAAAAAADGigeCYmsqTrTA2sGm4nIkBwDN4CYc8HqHR5DqNO%2BpaprwAAAAAAEMAADN4CYc8HqHR5DqNO%2BpaprwAAJqDXhJAAABEgAQANDdVQKAHEJFlMYnNtt3XsQ%3D&thumbnailType=2&token=eyJhbGciOiJSUzI1NiIsImtpZCI6IkQ4OThGN0RDMjk2ODQ1MDk1RUUwREZGQ0MzODBBOTM5NjUwNDNFNjQiLCJ0eXAiOiJKV1QiLCJ4NXQiOiIySmozM0Nsb1JRbGU0Tl84dzRDcE9XVUVQbVEifQ.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.pcUgep3HkFnXZCvcDXv8RJF5ROXpwJGu37gtn3eNreDXWrl50tzQ5Vu_s8VBv_Lvqs0An3O29FcMYIKtUde_J98haM49PreJ3jTYT6htVia9LASx_v2Foi-NrXXGJJ7vuZ17a5R261uw8hMdOmW5tKE0A_iCG5tdq5J8NBIhXWyQDE9QSvGERiFcwJNpAYZL6kTljOrmV3y-43oLyNfz1z0i1Sv1RsRRAFovt6t7zzhXOBOiJ2FrMrZPZOsCpeb0Sf_uPtD8Pm0s6mFwFLcypI53iS3i3E1BwJ8tzYjm-OmplVlT8FQc011OEtEtv3ZXVz7glyMK9GzHYhDEE2IfFg&X-OWA-CANARY=O2GP9AENfECDW8daZmN844D1Wxg6wtoYudb5T6naZenbHRpRAsmQT1J6VY8PgXs5ZidA7UPk7uc.&owa=outlook.office.com&scriptVer=20221028006.04&animation=true

Para comemorar o Dia da Floresta Autóctone, a Sociedade Martins Sarmento vai realizar, nos dias 16 e 23 de novembro, uma atividade na Citânia de Briteiros, orientada para o público escolar, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Briteiros.

No dia 26 de novembro, num evento aberto ao público em geral, serão realizadas várias atividades com o propósito de destacar a bolota, fruto de importância central na floresta autóctone. Este evento é realizado em parceria com a Landratech / Armazém da Bolota e o Restaurante Cor de Tangerina, com a colaboração do arboricultor Viriato Oliveira.
Para consultar o programa e o formulário de inscrição clique p.f. na imagem.
Esta atividade é organizada com o apoio do Município de Guimarães.
A Direção da Sociedade Martins Sarmento

publicado por SMS às 10:33 0 comentários

04 novembro, 2022

Apresentação do Livro - O CINEMA: UMA ESTÉTICA CRUA de João Paulo de Oliveira Cruz Mendes

Na próxima quinta-feira (10 de novembro), pelas 18h00, decorrerá a apresentação do livro de João Paulo de Oliveira Cruz Mendes, "O CINEMA: UMA ESTÉTICA CRUA". O livro será apresentado pelo jornalista Vítor Moura.

João Paulo de Oliveira Cruz Mendes (1968-2007), natural de Guimarães, estudou Filosofia e Cinema na Universidade Nova de Lisboa, na Universidade Católica do Porto, na Universidad de Valladolid e na Faculdade de Letras de Lisboa (O Cinema de Tarkovski: Apresentação da Realidade e Infinito Ético, tese de Mestrado). A obra que, agora, se publica, O Cinema: Uma Estética Crua foi apresentada à FLUP como tese de doutoramento. A doença que o havia de vitimar não permitiu que ela tivesse sido defendida.

publicado por SMS às 17:41 0 comentários

Inauguração da Exposição Jorge Pinheiro | 11 de Novembro | 18h00 | Galeria de Exposições da SMS

 


publicado por SMS às 10:12 0 comentários

24 outubro, 2022

Prémio de História Alberto Sampaio - 2022

Prémio de História Alberto Sampaio - 2022

Nuno Miguel Ribeiro de Medeiros é o vencedor do Prémio de História Alberto Sampaio 2022. A cerimónia de entrega do Prémio será realizada no próximo dia 1 de dezembro (A. Sampaio nasceu no dia 1Dez.1841) e, de acordo com a rotatividade prevista no Regulamento, terá este ano lugar, em Braga, às 15h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com programa a anunciar oportunamente. O trabalho vencedor será publicado, também conforme prevê o Regulamento, na Revista de Guimarães.

Os instituidores do Prémio Alberto Sampaio congratulam-se, portanto, com o êxito alcançado pela edição deste ano, que constituiu um contributo importante para o avanço do conhecimento histórico, agradecem a valiosa e atenta colaboração da Academia de Ciências de Lisboa e felicitam todos os concorrentes e, de um modo especial, o vencedor de 2022, Nuno Miguel Ribeiro de Medeiros.

O Prémio de História Alberto Sampaio, inicialmente instituído em 1995 pelos Municípios de Guimarães e Vila Nova de Famalicão e pela Sociedade Martins Sarmento, renovado em 2016 e contando a partir de então também com o Município de Braga entre os instituidores “destina-se a homenagear e a manter viva a pessoa e obra de Alberto Sampaio, promovendo o desenvolvimento dos estudos científicos e investigação nas áreas ligadas ao seu legado, em especial, nas disciplinas da História Social e Económica”

O júri, constituído sob a égide da Academia das Ciências de Lisboa, a quem está confiada a direção científica do Prémio, deliberou atribuir o Prémio de 2021 ao investigador Nuno Miguel Ribeiro de Medeiros que apresentou um trabalho com o título “Edição para o Grande Consumo em Portugal: Um século de Romano Torres (1885/86-1990)”.

No entendimento do júri, “o trabalho premiado surge de uma investigação histórica inovadora e aprofundada sobre um tema de relevância económica, social e cultural, ao procurar conhecer os processos sobre a produção editorial, a criação do livro e a sua circulação no mercado como objeto de consumo. Concretiza-se o trabalho no estudo do percurso de uma empresa centenária, a Romano Torres (1885/86-1990), aproveitando o acervo documental do Arquivo Histórico desta editora referencial no mercado da edição em Portugal destinada ao grande consumo da leitura. O autor explora a racionalidade económica subjacente à iniciativa empresarial no sentido de captar e alargar o público consumidor, ir ao encontro das sensibilidades do leitor e modelar padrões sociais e culturais. O trabalho configura-se como um exercício transdisciplinar enriquecedor para a historiografia nacional, ao mesmo tempo que se insere, em pleno, no quadro de objetivos que subjaz ao Prémio Alberto Sampaio.”

O júri congratulou-se ainda com a elevada qualidade da generalidade dos trabalhos admitidos, versando objetos de estudo de alguma forma relacionadas com as temáticas subjacentes ao âmbito do Prémio Alberto Sampaio.

publicado por SMS às 17:30 0 comentários

18 outubro, 2022

9 | Revista de Guimarães Júnior. Concursos de crónica e ilustração

 


A Sociedade Martins Sarmento promove dois concursos (crónica e ilustração) com o objetivo de estimular a criatividade e imaginação das jovens gerações sensibilizando-as para a valorização e preservação do património material e imaterial. Os trabalhos premiados serão publicados na revista 9 | Revista de Guimarães Júnior.

Consulta o regulamento.

publicado por SMS às 12:56 0 comentários

12 outubro, 2022

Conferência - Catarina de Lencastre, Poetisa vimaranense do séc. XVIII | 22 de outubro às 16h30


A Direção da Sociedade Martins Sarmento tem a honra de convidar V. Ex.a para a Conferência “À descoberta de uma poetisa do século XVIII”, proferida pela Professora Maria Luísa Malato Borralho, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, que se realiza no dia 22 de outubro (sábado), pelas 16h30, no Salão Nobre da SMS. 

Para além da conferência – centrada na vida e na obra da poetisa vimaranense do século XVIII, Catarina de Lencastre – serão apresentadas músicas da época, pela Sociedade Musical de Guimarães, bem como poemas declamados por jovens de Chapada dos Guimarães. Este evento contará com a participação do Prefeito de Chapada dos Guimarães, Osmar Froner. 

 
Catarina de Lencastre (29-09-1749 | 04-01-1824)

Nasceu em Guimarães, filha dos Senhores da Casa de Vila Pouca, uma família com grande prestígio político e ligação à cultura, onde acedeu a uma educação cuidadosa.
Casou por procuração em 1767, com Luís Pinto de Sousa Coutinho (1735-1804), que virá a ser o 1º Visconde de Balsemão. Este, no início da sua carreira política, é nomeado governador de Mato Grosso, cargo que ocupa de 1769 a 1772. Terá sido por influência de Luís Pinto de Sousa Coutinho, durante a sua estadia em Mato Grosso, que o Município de Santana de Chapada passou a chamar-se Santana de Chapada dos Guimarães.
Em 1774 a família parte para Inglaterra, onde Luís Pereira vai ocupar o cargo de embaixador. O primeiro filho do casal nasce durante a viagem. Entre 1774 e 1775, Catarina toma a resolução de não aparecer em público durante um ano: pretende aprender inglês, francês e italiano e só depois abre a sua casa aos políticos e intelectuais com que a família se relacionava. Regressa a Portugal após onze anos de permanência em Londres.
Faleceu aos 75 anos de idade recitando para o seu confessor um soneto da sua autoria. ­­­­A sua obra poética, reconhecida por vários contemporâneos é pouco conhecida, tendo sido nos últimos anos objeto de investigação.

publicado por SMS às 16:29 0 comentários

30 setembro, 2022

Reabilitação do Castro de Sabroso













Prossegue a intervenção de reabilitação do Castro de Sabroso, em São Lourenço de Sande, após a definição de um conjunto de trabalhos complementares, no seguimento da avaliação do estado de conservação de parte das estruturas arqueológicas.

No decorrer dos trabalhos já realizados, foram sendo registados alguns pormenores que não estavam totalmente visíveis, devido à progressão da vegetação, sobretudo infestante, nas últimas décadas. Assim, além das intervenções previstas, decorrem agora trabalhos de conservação e restauro nas duas linhas de muralha do antigo castro. Será também construída uma estrutura de proteção da segunda muralha, num local onde se fará a passagem dos visitantes do interior para o exterior do monumento, o que irá permitir uma melhor conservação e visualização da muralha e respetivo fosso. Decorre também a colocação da sinalética de visita.

Nesta última fase de trabalhos, que complementam a intervenção, será realizada prospeção geofísica e um levantamento Lidar (método de deteção remota) que irão registar com maior detalhe os vestígios de superfície na envolvente do monumento, bem como eventuais estruturas não escavadas, contribuindo assim para um conhecimento mais aprofundado da evolução e características desta impressionante fortificação pré-romana.

A intervenção é financiada pelo Município de Guimarães, com o apoio da União Europeia, através do FEDER, no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte, Norte2020. Os trabalhos estão a ser realizados pela Era, Arqueologia S. A., com o acompanhamento da Sociedade Martins Sarmento.

Mantém-se interdito o acesso ao monumento, até que os trabalhos no terreno estejam finalizados.

publicado por SMS às 16:55 0 comentários

21 setembro, 2022

Pedra Formosa: o regresso de Libéria | Citânia Viva 2022 | 1 de Outubro


No próximo dia 1 de Outubro, sábado, pelas 21h30m, será representado na Citânia de Briteiros o espetáculo de teatro Pedra Formosa: o regresso de Libéria, assinalando o evento Citânia Viva 2022.

O espetáculo apresenta-se como uma sequela da peça Pedra Formosa, representada na Citânia de Briteiros aquando da Capital Europeia da Cultura, Guimarães 2012, há dez anos atrás.

Com dramaturgia e encenação de Bruno Laborinho, os atores Jaqueline Rodrigues, Filipa Silva e José Pedro Vaz dão voz a várias personagens que regressam da Idade do Ferro ao século XXI, e que nos falam de ideais, lutas, profecias, destinos, amores e morte, sob o auspício ou a condenação dos deuses. Participa no espetáculo o Grupo de Teatro Citânia, bem como elementos da comunidade.

O evento é organizado pela Casa do Povo de Briteiros, com a colaboração da Sociedade Martins Sarmento e com o patrocínio do Município de Guimarães e da Direção Regional da Cultura do Norte.

A entrada é gratuita.

publicado por SMS às 14:49 0 comentários

14 setembro, 2022

Professor Doutor Vitor Aguiar e Silva


A Sociedade Martins Sarmento manifesta o seu profundo pesar pelo recente falecimento do seu sócio correspondente Professor Doutor Vítor Aguiar e Silva.

Distinto professor da Universidade do Minho e da Universidade de Coimbra, foi agraciado em 2020 com o Prémio Camões pela sua obra que reconfigurou a fisionomia dos estudos literários em todos os países de língua portuguesa, destacando-se ainda o importante contributo dos seus estudos sobre Camões.

Da sua colaboração com a Sociedade Martins Sarmento destacamos o brilhante estudo inicial que acompanha o fac-símile da primeira edição dos Lusíadas, editada em 2004, pela Universidade do Minho, bem como o texto da publicação Caminhos da Memória e do Saber. Esboço de uma geopoética e de uma antropologia literária do Minho, editada em 2007, pela Casa de Sarmento.

A Sociedade Martins Sarmento lamenta a perda irreparável deste seu ilustre associado correspondente e apresenta aos seus familiares, as mais sentidas condolências.

A Direção da SMS

publicado por SMS às 17:00 0 comentários

04 setembro, 2022

A Epopeia dos Ares - Centenário da 1ª Travessia Aérea do Atlântico Sul


No ano em que se celebram 100 anos da Travessia do Atlântico Sul, por Gago Coutinho e Sacadura Cabral, a Sociedade Martins Sarmento tem patente nos Passos Perdidos, uma exposição intitulada “A Epopeia dos Ares – Centenário da 1ª Travessia Aérea do Atlântico Sul” Esta exposição bibliográfica poderá ser visitada de terça a domingo das 10h00 – 12h30 e das 14h30 – 17h30. Entrada Livre.

publicado por SMS às 14:30 0 comentários

19 julho, 2022

Dia da Arqueologia

Como forma de assinalar o Dia da Arqueologia, e à semelhança das iniciativas realizadas em anos anteriores, a Sociedade Martins Sarmento irá promover uma visita pública aos trabalhos arqueológicos que decorrem na Citânia de Briteiros. Integrando a formação prática de alunos de Arqueologia da Universidade do Minho, as escavações estão a ser realizadas neste mês de Julho.

Todos os interessados deverão dirigir-se à Citânia no próximo dia 25 de Julho, pelas 18h, para uma visita guiada à zona onde decorrem os trabalhos.

publicado por SMS às 23:10 0 comentários

08 julho, 2022

Residência Artística de Fernando Pinheiro: Todos Nós Temos Uma Arqueologia do Futuro Para Contar

 



Sinopse do Projeto/Residência
(No seguimento do trabalho realizado em Abril de 2022)

Todos Nós Temos Uma Arqueologia do Futuro Para Contar

Museu da Cultura Castreja
Briteiros São Salvador-Guimarães
de 14 a 22 de Julho de 2022


O Desenho do Projeto

Com a Citânia de Briteiros na memória o visitante poderá encontrar no espaço exterior do Museu uma proposta artística em construção, Uma Arqueologia do Futuro em processo de realização a partir da Citânia, o ser humano visionário tentando descobrir no passado aquela massa ainda informe capaz de gerar futuro e de fornecer elementos para a compreensão do presente

Um filme vídeo de 39 minutos, “o filme das nossas vidas”, registo do trabalho realizado no Museu em Abril e ponto de encontro para o início do trabalho em Julho

Realização de um novo filme vídeo, “Todos Nós Temos Uma Arqueologia do Futuro Para Contar”, e passagem dos filmes, “a noite é mais clara que o dia” 2017, viagem de Olhão, Sevilha, Madrid e “há várias formas de contar uma história” 2021, viagem no Côa e Exposição no Museu Nogueira da Silva em Braga

Espaço para Debates com o convite a especialistas, as consequências de imaginar e construir uma Arqueologia do Futuro a partir da Citânia de Briteiros e da figura de Francisco Martins Sarmento, uma miragem a partir da qual será eventualmente possível equacionar o presente com a sua Panóplia de Verdades em relação à Pandemia, à Guerra, à Vida

As inscrições são gratuitas, com lotação limitada e deverão ser efetuadas, preferencialmente, através do email: sms@msarmento.org

publicado por SMS às 17:32 0 comentários

07 julho, 2022

Inauguração da exposição: Arte Entre Primos


A Direção da Sociedade Martins Sarmento (SMS) e a Família Leite de Castro informam que estará patente na Galeria de Exposições Temporárias da SMS, a partir do dia 8 de Julho, a Exposição de Pintura: Arte entre Primos, que poderá ser visitada até ao próximo dia 7 de agosto. Entrada livre.

 

publicado por SMS às 18:39 0 comentários

21 junho, 2022

Intervenção preventiva em dois pinheiros-mansos no Museu da Cultura Castreja | Nota informativa

 


Dois pinheiros-mansos (Pinus pinea L.), situados no terreiro do Museu da Cultura Castreja, em São Salvador de Briteiros, foram recentemente objeto de uma intervenção que visou reduzir o risco de colapso destas árvores. Plantados há cerca de 20 anos, após a reabilitação do Solar da Ponte e a abertura ao público do novo Museu, apresentavam o tronco ramificado perto da base, com vários ramos codominantes, resultado, possivelmente, de má conformação em viveiro. Esta deficiência estrutural, associada a uma podridão localizada na base de um ramo, havia causado já a queda de duas pernadas, com danos extensos no tronco numa destas árvores, o que motivou sérias apreensões quanto à estabilidade da árvore e à segurança dos visitantes.

Após uma inspeção realizada com a colaboração do arboricultor Viriato Oliveira, foi decidido proceder ao abate do pinheiro-manso com danos mais extensos, devido ao elevado risco para segurança, o que viria a ser feito em abril passado. Já o outro pinheiro-manso foi objeto de uma intervenção de cirurgia arbórea, no final de maio, consistindo no corte de ramos secos, na parte inferior da copa, e na aplicação de um sistema de sujeição (ancoragem), em quatro pares de ramos codominantes, com cabos de ligação de polipropileno entrançado de alta resistência (2t e 4t). Esta operação foi realizada pela equipa do arboricultor mencionado, com recurso à técnica de escalada, em condições de segurança exemplares. Assim, conseguiu evitar-se o abate deste pinheiro-manso e reduzir o risco de colapso de ramos, um tipo de intervenção a que a Sociedade Martins Sarmento espera dar continuidade, para salvaguarda e valorização do património arbóreo da antiga Quinta da Ponte.

A Sociedade Martins Sarmento aproveita para agradecer a colaboração prestada pela Vitrus Ambiente, E. M., pela União das Freguesias de Briteiros São Salvador e Briteiros Santa Leocádia, e pelo madeireiro Sr. Francisco Gomes.

publicado por SMS às 15:42 0 comentários

20 junho, 2022

SOS Poético - 2ª Fase - Manuscrito - Corredor Humanitário Poético

 


No Dia Mundial do Refugiado (20 de Junho) inicia-se a segunda fase do SOS Poético. Na sequência da crise de refugiados ucranianos que se vive na actualidade, e com o propósito de manifestar solidariedade e apoio à comunidade de refugiados que Guimarães acolhe, surge a presente iniciativa da Sociedade Martins Sarmento que conta com a participação da Biblioteca Municipal Raul Brandão, da Escola Secundária Martins Sarmento e do Grupo Voltar à Escola, ficando aberta a outras pessoas e instituições. 

SOS Poético consiste numa chamada de emergência a poetas de todas as idades para reescrever a história dos refugiados. O projecto teve início com um momento de criação em que se fez uma chamada a autores para escreverem poemas relacionados com a ideia de paz e solidariedade. 

Na presente fase (a partir de 20 de Junho) apela-se à comunidade para transcrever os poemas selecionados e poemas de autores já publicados. Esta colaboração poderá realizar-se nos seguintes espaços: Sociedade Martins Sarmento, Escola Secundária Martins Sarmento e Biblioteca Municipal Raul Brandão.

O projecto SOS Poético tem como intenção criar uma corrente humanitária poética, fazendo uma analogia com um corredor humanitário, culminando numa edição manuscrita dos poemas recolhidos, cujo destino e forma de divulgação pública serão oportunamente definidos.

publicado por SMS às 12:15 0 comentários

19 junho, 2022

Actividade de radioamadorismo na Citânia de Briteiros

 

No próximo sábado, 25 de Junho, a Citânia de Briteiros será uma das estações de comunicação da atividade de radioamadorismo organizada pelo QRXNorte e pelo Centro Ciência Viva de Guimarães.

Mais informações nesta ligação.

publicado por SMS às 15:36 0 comentários

14 junho, 2022

Visita Guiada à Casa de Pousada | Azurém | Guimarães


A Sociedade Martins Sarmento organiza, no dia 18 de junho, às 16h00 e às 17h00, duas visitas guiadas à Casa de Pousada, em Azurém, Guimarães. Atendendo às características do espaço, as visitas têm um lotação limitada, pelo que os interessados deverão inscrever-se através do e-mail sms@msarmento.org ou do telefone 253415969.
A Casa de Pousada, situada em Guimarães, na freguesia de Azurém, antigo solar dos Peixotos, conserva nos dias de hoje expressões de um passado medieval. Edificada em meados do século XIII é referida como uma das primeiras construções que apresenta características do estilo gótico, em arquitetura civil, no norte de Portugal. Com estrutura de torre, apoiada em enormes e arredondadas massas graníticas, pela sua localização visava, certamente, objetivos de defesa.

A propriedade conservou-se desde o século XIII na posse da família dos Peixotos, até ser vendida, na última década do século passado. O edifício foi sofrendo diversas transformações ao longo dos séculos. Estão documentados o acrescento de um corpo a Norte (atual sala de entrada), realizado no século XVII; um restauro iniciado em 1903, pelos novos proprietários, que prolongaram as paredes medievais, tentando recriar a sua primitiva forma de torre; e um novo restauro realizado em 1959, em que a intervenção se centrou, fundamentalmente, no interior do edifício, procurando melhorar a sua habitabilidade.

Em 2020, o proprietário, Dr. Luís Bandeira, decidiu doar a Casa de Pousada e terreno envolvente à Sociedade Martins Sarmento, procurando assim que este singular monumento vimaranense pudesse ser usufruído publicamente.

Para saber mais sobre a Casa de Pousada:

A Casa dos Peixotos: história e genealogia, Sílvia Pinto
A Casa dos Peixotos de S. Pedro de Azurém, José Moura Machado
Velhas Casas - Casa de Pousada, Maria Adelaide Pereira de Moraes


A Direção da Sociedade Martins Sarmento

publicado por SMS às 17:55 0 comentários

13 junho, 2022

Inauguração da Exposição "A Relevância do Subúrbio" de Manuel Caeiro | 17 de Junho, 18h

 


publicado por SMS às 17:20 0 comentários

08 junho, 2022

9 de Junho | Dia Internacional dos Arquivos

 
A comemoração do Dia Internacional dos Arquivos é o momento para destacar o papel destas instituições na preservação, tratamento, gestão e divulgação do património documental das comunidades, procurando consciencializar a sociedade para a criação de condições que promovam os Arquivos e que assegurem a concretização da sua missão, em benefício da memória coletiva e da investigação.

Associando-se a esta efeméride, a Sociedade Martins Sarmento apresenta no dia 9 de junho, pelas 18h00, no Salão Nobre da Sociedade Martins Sarmento, uma palestra intitulada “O espólio da Casa do Costeado: seis séculos de história”, por André Filipe Oliveira da Silva, que desde 2021 tem desenvolvido o trabalho de tratamento e inventariação deste conjunto documental. A iniciativa será acompanhada da exposição de alguns dos documentos mais significativos deste espólio.

A Casa do Costeado situa-se em Guimarães, na freguesia de Creixomil, com um passado que recua pelo menos ao século XVI. Foram os seus mais ilustres habitantes o Barão e a Baronesa de Costeado, António de Nápoles Vaz Vieira de Melo e Alvim (1780-1857) e Ana Peregrina Freire de Andrade Coelho de Bento de Palhares (1775-1856). Os seus descendentes mantiveram-se na posse da Casa até 2018, altura em que foi adquirida pela Câmara Municipal de Guimarães, com vista à instalação de um Hotel-Escola integrado no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave.

Consciente da importância dos testemunhos que conservava, a família do Costeado confiou o espólio documental da Casa à Sociedade Martins Sarmento, garantindo a sua preservação e o acesso de investigadores e curiosos a uma coleção única, cujos limites se estendem, pelo menos, de 1331 a 1989, reunindo documentos produzidos de Roma ao Rio de Janeiro, e de Monção a Faro.

A Direção da Sociedade Martins Sarmento

publicado por SMS às 16:28 0 comentários

24 maio, 2022

Técnicas de controlo de espécies invasoras no Castro de Sabroso | 27 de Maio

 

Terá lugar na próxima sexta-feira, dia 27, a partir das 17 horas, uma ação teórico-prática para explicação e demonstração in loco dos procedimentos e técnicas levadas a cabo no local para controlo de flora exótica invasora, nomeadamente de mimosa (Acacia dealbata).

A participação na atividade implica a inscrição prévia através desta ligação.

publicado por SMS às 19:05 0 comentários

23 maio, 2022

Dr. João Gaspar de Sousa Gomes Alves


 


A Direcção da Sociedade Martins Sarmento participa o falecimento do Dr. João Gaspar de Sousa Gomes Alves, ocorrido ontem, dia 22 de Maio. O Dr. Gomes Alves era um muito ilustre e respeitado advogado e jurisconsulto tendo-se também destacado pela intervenção política e em algumas das mais importantes instituições de Guimarães. Foi Presidente da Assembleia Municipal e recebeu a medalha de honra do Município de Guimarães. 

Era actualmente um dos mais antigos sócios da SMS, onde teve presença sempre honrosa, acompanhando permanentemente a Instituição, em especial, nos seus momentos mais marcantes. Em 2017, no âmbito da comemoração do centenário da ourivesaria e joalharia de que era proprietário, patrocinou a produção de uma peça artística de ourivesaria contemporânea inspirada nos torques da coleção da Sociedade Martins Sarmento, que ofereceu para integrar o espólio da SMS. Nos nossos corpos sociais, exerceu, além de outros cargos, o de Presidente do Conselho Fiscal, nos anos de 2013 a 2022. 

A Sociedade Martins Sarmento apresenta os seus pêsames à Família e coloca a bandeira em meia haste, testemunhando respeito e homenagem. 

Guimarães, 23 de Maio de 2022  

A Direcção da Sociedade Martins Sarmento

publicado por SMS às 20:35 0 comentários

Concurso de Fotografia "Guimarães Expedição Fotográfica" - Entrega de Prémios e Exposição

 

publicado por SMS às 11:17 0 comentários

19 maio, 2022

Noite Europeia dos Museus 2022


A Sociedade Martins Sarmento assinala a Noite Europeia dos Museus, no próximo dia 21 de maio de 2022, pelas 21h00, com a apresentação do restauro da réplica da Fonte do Ídolo, um modelo de gesso do monumento original existente em Braga, mandado executar por Francisco Martins Sarmento, em 1895, e que desde essa data está em exposição no claustro do Museu Arqueológico. O restauro da peça foi realizado sob coordenação de Susana Laínho em 2021/2022.

A Fonte do Ídolo era um santuário localizado na periferia da cidade de Bracara Augusta. O local está hoje no centro de Braga, perto da confluência entre a Avenida da Liberdade e a rua do Raio. A Fonte do Ídolo é uma antiga nascente natural, cuja água brotava através de uma rocha granítica, utilizada sazonalmente na Idade do Ferro para eventuais festividades ou celebrações. O santuário romano foi edificado nos finais do século I a. C. por um certo Celicus Fronto, tendo sido renovado pelos seus descendentes na segunda metade do século I d. C. O recinto integrava a rocha natural com esculturas em relevo e várias inscrições latinas, formando um frontão esculturado, em frente do qual existia um tanque, que recebia as águas da nascente. Foram também encontrados vestígios de um balneário que poderia fazer parte do mesmo conjunto. O santuário era dedicado à deusa Nabia, associada às águas, fertilidade e abundância, bem como a outra divindade identificada como Tongus Nabiagus.

Desde a entrada do museu até à réplica da Fonte do Ídolo, os visitantes estarão envolvidos num ambiente sonoro criado pela artista Adélia Gonçalves, intitulado CRONOS: «a água como registo orgânico do Tempo adapta-se a um espaço-tempo mais longínquo de deuses e divindades».

publicado por SMS às 12:20 0 comentários

16 maio, 2022

Dia Internacional dos Museus

No dia 18 de maio comemora-se o Dia Internacional dos Museus. O tema proposto pelo ICOM para este ano é “O Poder dos Museus”, considerando que os Museus têm o poder de transformar o mundo à nossa volta. Lugares incomparáveis de descoberta, ensinam-nos sobre o nosso passado e abrem-nos novos horizontes. (https://icom.museum/en/our-actions/events/international-museum-day/).
A Sociedade Martins Sarmento assinala este dia com uma visita guiada ao Museu Arqueológico da Sociedade, na Rua Paio Galvão, pelas 15h00. A visita é gratuita e será uma oportunidade para conhecer as valiosas coleções preservadas neste museu.
Para mais informações: sms@msarmento.org | 253415969 | https://pt-pt.facebook.com/sociedade.martinssarmento/ | https://www.instagram.com/sociedade_martins_sarmento/




publicado por SMS às 11:34 0 comentários

10 maio, 2022

Passeio dos Moinhos dos rios Torto e Febras

 

Irá realizar-se no próximo domingo, 15 de Maio, mais um Passeio dos Moinhos, entre São Salvador de Briteiros e Sobreposta. 

Começando no Museu da Cultura Castreja, pelas 10h, a caminhada irá subir até à Citânia de Briteiros, atravessando o sítio arqueológico, continuando depois para os moinhos de Portuguediz, onde terá lugar um momento etnográfico. 

O passeio terminará no lugar da Tojeira, onde se fará um almoço convívio. 

A inscrição no almoço deverá ser feita, até ao dia 14, para os contactos 964 115 070 ou 936 199 003, ou pelos endereços casadopovo.briteiros@gmail.com ou asc.sobreposta@gmail.com. O almoço tem o custo de 5€ por pessoa, sendo gratuito para crianças com menos de 12 anos.

A caminhada é uma iniciativa da Casa do Povo de Briteiros.

publicado por SMS às 12:24 0 comentários

30 abril, 2022

Conferência por Rui Vieira Nery, Dia 1 de Maio (Domingo) pelas 18h00

 


Irá realizar-se amanhã, dia 1 de Maio, pelas 18h00, no Salão Nobre da Sociedade Martins Sarmento, o colóquio “A CANTIGA É UMA ARMA - AS CANÇÕES DE LUTA DA OPOSIÇÃO DEMOCRÁTICA DURANTE DITADURA”, com a presença de Rui Vieira Nery, inserido no Programa das Comemorações do dia 25 de Abril.

publicado por SMS às 15:00 0 comentários

29 abril, 2022

Apresentação do livro "Warkânu - Tribos ancestrais de Portugal"

 

Vai realizar-se no dia 7 de Maio, pelas 16h30m, no Sala de Leitura da Sociedade Martins Sarmento, uma apresentação da obra Warkânu - Tribos ancestrais de Portugal, da autoria de Manuel Silva e André Costa.

O livro, editado pelos autores, revela uma versão personalizada do Portugal ancestral, com um conjunto de imagens recorrendo a pintura 2D e escultura 3D, inspiradas nos temas e motivos da Cultura dos Castros.

publicado por SMS às 22:04 0 comentários

26 abril, 2022

Continuamos por cá... | Dia Mundial do Livro


Torcato Peixoto de Azevedo

No dia 2 de Maio de 1622, o sargento-mor João Rebelo Leite e a sua mulher Isabel Peixoto de Azevedo levaram a batizar o seu primogénito na igreja paroquial que espreitava para o Toural pela Postigo de S. Paio. Deram-lhe o nome do avô materno, Torcato Peixoto de Azevedo. A sua vida, em que seguiu a carreira eclesiástica com o hábito de presbítero secular e se dedicou aos estudos e à escrita, foi passada na casa onde nasceu, na antiga rua de Alcobaça. Aí terminaria os seus dias, no dia 23 de Junho 1705.

A herança que o padre Torcato deixou à sua sobrinha Mafalda Luísa Leite, senhora do morgado dos Peixotos de Azevedo, incluía 35 volumes de manuscritos com biografias de fidalgos e de reis de Portugal e Castela, além de genealogias de famílias portuguesas, três volumes compostos por cadernos com “importantes notícias”, cujo conteúdo se desconhece, e os livros da sua biblioteca, onde se incluiria um exemplar da primeira edição de Os Lusíadas, que hoje pertence à Sociedade Martins Sarmento.

Ao padre Torcato devemos as Memórias Ressuscitadas da Antiga Guimarães, obra precursora e luminosa de um erudito robustecido por muitas leituras, historiador metódico e consciencioso, com inegável talento para a escrita, que tem sido subestimado.

As Memórias do padre Torcato começam pela descrição da repartição Mundo, percorrem a Europa, atravessam a Península Ibérica até aos limites de Portugal, sobrevoam o Entre-Douro-e-Minho e chegam a terras de Guimarães quando já vão no 43.º dos seus 142 capítulos. E seguem o seu percurso, cumprindo o que prometido no começo:

decantar em agradável estilo as primeiras notícias da nossa antiga Araduca e fundação da nova Guimarães e sua igreja catedral real, como ela foi colocada à Virgem Santa Maria e o motivo que houve para lhe darem o título de Oliveira; medindo sua grandeza, contando seus vizinhos, enumerando as freguesias de seu termo, concelhos, coutos e honras de suas comarcas, edifícios, mosteiros, capelas, rios, pontes e fontes suas vizinhas; morgados e casas de seus nobres povoadores, privilégios, isenções e liberdades com que foram honrados de seus reis; casos e sucessos que, na sua defesa e do reino, lhe sucederam.

Esta é uma obra incontornável para quem queira compreender Guimarães. Datada de 1692, teria permanecido inédita até 1845, não fosse ter sido grosseiramente plagiada no início do séc. XVIII pelo padre Carvalho da Costa, que a verteu quase ipsis verbis na sua Corografia Portuguesa.

Tem a antiguidade muitas sombras, porque são nela tantas as escuridades como os anos e o que se soube bem esconder, nunca se pode bem conhecer, pelo que acham os tempos testemunhas falsas nas histórias, se os anais não são verdadeiros e é temeridade grande querer pôr à luz o seu princípio, quando o descuido dos que viveram naqueles primeiros séculos não deixaram notícias de suas memórias. 
Cap. 1.º, p. 9

Não se pode ter por escritura verdadeira aquela que somente se funda na fama, mas aquelas coisas que ficaram ocultas pela falta de escrita lhes serve a tradição de prova verdadeira, principalmente nesta província, por seus naturais não terem tempo de escrever por andarem continuamente com a espada na mão contra seus inimigos, e assim fiaram da memória dos tempos tanto as acções que obravam, como as coisas grandes de seu século que mereciam andar nos anais da fama, não lhe ficando outro crédito além da tradição.
Cap. 43.º, p. 144

António Amaro das Neves

Abril 2022

publicado por SMS às 14:53 0 comentários

Dia Mundial do Livro - Memórias Ressuscitadas da Antiga Guimarães, Torcato Peixoto de Azevedo (1622-1705)


(…) para não passar todas as horas do dia em ociosidade, cousa tão abominada do mesmo Deos, me puz ao trabalho de escrever Memorias resuscitadas da antiga Guimarães (…)

A Sociedade Martins Sarmento assinala o Dia Mundial do Livro com a exposição sobre as Memórias Ressuscitadas da Antiga Guimarães, da autoria de Torcato Peixoto de Azevedo (1622-1705), uma obra incontornável para quem queira compreender Guimarães. Datada de 1692, teria permanecido inédita até 1845, não fosse ter sido grosseiramente plagiada no início do séc. XVIII pelo padre Carvalho da Costa, que a verteu quase ipsis verbis na sua Corografia Portuguesa.

Esta exposição poderá ser visitada a partir de 23 de Abril de 2022, de terça-feira a domingo das 10h00-12h30 e 14h00-17h30.

publicado por SMS às 14:51 0 comentários

21 abril, 2022

Colóquio - 25 de Abril, 18h30, Do dia do Estudante ao Dia da Liberdade, com José Pedro Castanheira


A Direcção da Sociedade Martins Sarmento, tem a honra de convidar todos os interessados a participar no colóquio “DO DIA DO ESTUDANTE AO DIA DA LIBERDADE”, com a presença de José Pedro Castanheira, inserido no Programa das Comemorações do dia 25 de Abril, que se realiza no Salão Nobre da Sociedade Martins Sarmento, na próxima segunda-feira, dia 25 de Abril, pelas 18h30.

Em Março de 1962, eclodiu na Universidade de Lisboa um movimento estudantil que rapidamente se alargou a outras academias e se cruzou com diversos sectores da sociedade. Ao longo de semanas, a crise abalou o regime e constituiu-se como um dos marcos da luta pela reposição da Liberdade e Democracia. Passados 40 anos, recorda-se este acontecimento histórico e Jorge Sampaio, um dos seus principais líderes.

publicado por SMS às 15:11 0 comentários

13 abril, 2022

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios - Visita ao Castro de Sabroso

 

Como forma de assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, terá lugar no próximo dia 18 de Abril, segunda-feira, pelas 17 horas, uma visita guiada ao Castro de Sabroso.

Têm vindo a decorrer, nos últimos meses, trabalhos de reabilitação deste monumento arqueológico, num projeto financiado pelo Município de Guimarães, com apoio do FEDER, no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte, Norte2020. Os trabalhos estão a ser executados pela Era Arqueologia SA.

Esta primeira visita pública tem como objetivo divulgar os trabalhos realizados e o que se pretende vir a fazer nos próximos meses.


Data: 18 de Abril de 2022
Hora: 17h
Local: Castro de Sabroso, São Lourenço de Sande, Guimarães
Duração: cerca de 1 hora

Não é necessária inscrição prévia.

publicado por SMS às 09:44 0 comentários

11 abril, 2022

Da Quaresma à Páscoa

Decorre desde o dia 29 de Março, em Guimarães, o evento cultural e turístico "Da Quaresma à Páscoa", do qual faz parte a exposição "A Paixão em Guimarães", um percurso expositivo com estações em diversos locais - igrejas e museus.

A Sociedade Martins Sarmento integra este percurso expondo três peças das suas colecções que podem ser visitadas na nossa galeria.

O programa deste evento pode ser consultado aqui.

publicado por SMS às 21:23 0 comentários

Instituição fundada em 1881

Museu da Cultura Castreja

Arquivo Histórico

Hemeroteca

Colecção de Gravuras

Secção de Etnografia

Fototeca

Galeria de Arte

Citânia de Briteiros

Castro de Sabroso

Monumentos Arqueológicos

Revista de Guimarães

Serviço Educativo

Sí­tios

  • Casa de Sarmento
  • Citânia de Briteiros (Visita Virtual)

    NOTÍCIAS DA SMS

    Para subscrever informações da SMS enviar email com o título 'Notícias' para info@msarmento.org

Contactos

Sociedade Martins Sarmento

Rua Paio Galvão

4814 509 Guimarães PT

T. +351 253 415 969

F. +351 253 519 413

  • sms@msarmento.org

Horários

Sociedade Martins Sarmento
Ter-Sex 09.30-12.00 | 14.00-17.00
Sab-Dom 10.00-12.00 | 14.00-17.00
Encerrada às segundas feiras e feriados.

Citânia de Briteiros
9.00-18.00 (Verão)
9.00-17.00 (Inverno)
Encerrada a 25 de Dezembro, 1 de Janeiro e domingo de Páscoa.

Museu da Cultura Castreja
9.30-12.30/14.00-18.00 (Verão)
9.30-12.30/14.00-17.00 (Inverno)
Encerrado a 25 de Dezembro, 1 de Janeiro e domingo de Páscoa.

CITÂNIA DE BRITEIROS E MUSEU DA CULTURA CASTREJA

Localização
Guimarães, freguesia de
Briteiros, S. Salvador

Citânia de Briteiros
41º 31' 35'' N
8º 18' 55'' W

Museu da Cultura Castreja
41º 31' 13'' N
8º 19' 31'' W

Marcação de visitas
A marcação de visitas para a Citânia de Briteiros deverá ser feita pelo o telefone 253 478 952 ou pelo email citania@msarmento.org

Serviço Educativo da SMS

Actividades e informações

Contactos e marcações para o email se@msarmento.org

Últimas

  • Um mês, uma peça - 1 a 31 de julho
  • UM MÊS, UMA PEÇA - Placas de xisto gravadas de Por...
  • Campainhas ou tintinnabula - UM MÊS, UMA PEÇA - ma...
  • UM MÊS, UMA PEÇA - Candela - Abril 2025 - SMS
  • Guimarães e Francisco Martins Sarmento, na Tintura...
  • RAUL BRANDÃO, COMEMORAÇÃO DO NASCIMENTO
  • UM MÊS, UMA PEÇA - Alabardas de Carrapatas - março...
  • Prémio de História Alberto Sampaio, edição 2025
  • Um Mês, Uma Peça 1 a 28 de fevereiro de 2025
  • Um Mês, Uma Peça 1 a 31 de janeiro de 2025 - Urna ...

Arquivo

  • junho 2005
  • julho 2005
  • setembro 2005
  • outubro 2005
  • novembro 2005
  • dezembro 2005
  • janeiro 2006
  • fevereiro 2006
  • março 2006
  • abril 2006
  • maio 2006
  • junho 2006
  • julho 2006
  • agosto 2006
  • setembro 2006
  • outubro 2006
  • novembro 2006
  • dezembro 2006
  • janeiro 2007
  • fevereiro 2007
  • março 2007
  • abril 2007
  • maio 2007
  • junho 2007
  • julho 2007
  • agosto 2007
  • setembro 2007
  • outubro 2007
  • novembro 2007
  • dezembro 2007
  • janeiro 2008
  • fevereiro 2008
  • março 2008
  • abril 2008
  • maio 2008
  • junho 2008
  • julho 2008
  • agosto 2008
  • setembro 2008
  • outubro 2008
  • novembro 2008
  • dezembro 2008
  • janeiro 2009
  • fevereiro 2009
  • março 2009
  • abril 2009
  • maio 2009
  • junho 2009
  • julho 2009
  • agosto 2009
  • setembro 2009
  • outubro 2009
  • novembro 2009
  • dezembro 2009
  • janeiro 2010
  • fevereiro 2010
  • março 2010
  • abril 2010
  • maio 2010
  • junho 2010
  • julho 2010
  • agosto 2010
  • setembro 2010
  • outubro 2010
  • novembro 2010
  • dezembro 2010
  • janeiro 2011
  • fevereiro 2011
  • março 2011
  • abril 2011
  • maio 2011
  • junho 2011
  • agosto 2011
  • setembro 2011
  • novembro 2011
  • fevereiro 2012
  • março 2012
  • abril 2012
  • maio 2012
  • junho 2012
  • julho 2012
  • setembro 2012
  • dezembro 2012
  • janeiro 2013
  • fevereiro 2013
  • março 2013
  • abril 2013
  • maio 2013
  • junho 2013
  • julho 2013
  • agosto 2013
  • setembro 2013
  • outubro 2013
  • novembro 2013
  • dezembro 2013
  • janeiro 2014
  • fevereiro 2014
  • março 2014
  • abril 2014
  • maio 2014
  • junho 2014
  • julho 2014
  • agosto 2014
  • setembro 2014
  • outubro 2014
  • novembro 2014
  • dezembro 2014
  • janeiro 2015
  • fevereiro 2015
  • março 2015
  • abril 2015
  • maio 2015
  • junho 2015
  • julho 2015
  • agosto 2015
  • setembro 2015
  • outubro 2015
  • novembro 2015
  • dezembro 2015
  • janeiro 2016
  • fevereiro 2016
  • março 2016
  • abril 2016
  • maio 2016
  • junho 2016
  • julho 2016
  • agosto 2016
  • setembro 2016
  • outubro 2016
  • novembro 2016
  • dezembro 2016
  • janeiro 2017
  • fevereiro 2017
  • março 2017
  • abril 2017
  • maio 2017
  • junho 2017
  • julho 2017
  • agosto 2017
  • setembro 2017
  • outubro 2017
  • novembro 2017
  • dezembro 2017
  • janeiro 2018
  • fevereiro 2018
  • março 2018
  • abril 2018
  • maio 2018
  • junho 2018
  • julho 2018
  • setembro 2018
  • outubro 2018
  • novembro 2018
  • dezembro 2018
  • janeiro 2019
  • fevereiro 2019
  • março 2019
  • abril 2019
  • maio 2019
  • junho 2019
  • julho 2019
  • agosto 2019
  • setembro 2019
  • outubro 2019
  • novembro 2019
  • dezembro 2019
  • janeiro 2020
  • fevereiro 2020
  • março 2020
  • abril 2020
  • maio 2020
  • junho 2020
  • julho 2020
  • agosto 2020
  • setembro 2020
  • outubro 2020
  • novembro 2020
  • dezembro 2020
  • janeiro 2021
  • fevereiro 2021
  • março 2021
  • abril 2021
  • maio 2021
  • junho 2021
  • julho 2021
  • agosto 2021
  • setembro 2021
  • outubro 2021
  • novembro 2021
  • dezembro 2021
  • janeiro 2022
  • fevereiro 2022
  • março 2022
  • abril 2022
  • maio 2022
  • junho 2022
  • julho 2022
  • setembro 2022
  • outubro 2022
  • novembro 2022
  • dezembro 2022
  • janeiro 2023
  • fevereiro 2023
  • março 2023
  • abril 2023
  • maio 2023
  • junho 2023
  • julho 2023
  • agosto 2023
  • setembro 2023
  • outubro 2023
  • novembro 2023
  • dezembro 2023
  • janeiro 2024
  • fevereiro 2024
  • março 2024
  • abril 2024
  • maio 2024
  • junho 2024
  • julho 2024
  • agosto 2024
  • setembro 2024
  • outubro 2024
  • novembro 2024
  • dezembro 2024
  • janeiro 2025
  • fevereiro 2025
  • março 2025
  • abril 2025
  • junho 2025
  • julho 2025

Powered by Blogger

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.