Visita Guiada à Casa de Pousada | Azurém | Guimarães
A Sociedade Martins Sarmento organiza, no dia 18 de junho, às 16h00 e às 17h00, duas visitas guiadas à Casa de Pousada, em Azurém, Guimarães. Atendendo às características do espaço, as visitas têm um lotação limitada, pelo que os interessados deverão inscrever-se através do e-mail sms@msarmento.org ou do telefone 253415969.
A Casa de Pousada, situada em Guimarães, na freguesia de Azurém, antigo solar dos Peixotos, conserva nos dias de hoje expressões de um passado medieval. Edificada em meados do século XIII é referida como uma das primeiras construções que apresenta características do estilo gótico, em arquitetura civil, no norte de Portugal. Com estrutura de torre, apoiada em enormes e arredondadas massas graníticas, pela sua localização visava, certamente, objetivos de defesa.
A propriedade conservou-se desde o século XIII na posse da família dos Peixotos, até ser vendida, na última década do século passado. O edifício foi sofrendo diversas transformações ao longo dos séculos. Estão documentados o acrescento de um corpo a Norte (atual sala de entrada), realizado no século XVII; um restauro iniciado em 1903, pelos novos proprietários, que prolongaram as paredes medievais, tentando recriar a sua primitiva forma de torre; e um novo restauro realizado em 1959, em que a intervenção se centrou, fundamentalmente, no interior do edifício, procurando melhorar a sua habitabilidade.
Em 2020, o proprietário, Dr. Luís Bandeira, decidiu doar a Casa de Pousada e terreno envolvente à Sociedade Martins Sarmento, procurando assim que este singular monumento vimaranense pudesse ser usufruído publicamente.
Para saber mais sobre a Casa de Pousada:
A Casa dos Peixotos: história e genealogia, Sílvia Pinto
A Casa dos Peixotos de S. Pedro de Azurém, José Moura Machado
Velhas Casas - Casa de Pousada, Maria Adelaide Pereira de Moraes
A Direção da Sociedade Martins Sarmento
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home