9 de Junho | Dia Internacional dos Arquivos
A comemoração do Dia Internacional dos Arquivos é o momento para destacar o papel destas instituições na preservação, tratamento, gestão e divulgação do património documental das comunidades, procurando consciencializar a sociedade para a criação de condições que promovam os Arquivos e que assegurem a concretização da sua missão, em benefício da memória coletiva e da investigação.
Associando-se a esta efeméride, a Sociedade Martins Sarmento apresenta no dia 9 de junho, pelas 18h00, no Salão Nobre da Sociedade Martins Sarmento, uma palestra intitulada “O espólio da Casa do Costeado: seis séculos de história”, por André Filipe Oliveira da Silva, que desde 2021 tem desenvolvido o trabalho de tratamento e inventariação deste conjunto documental. A iniciativa será acompanhada da exposição de alguns dos documentos mais significativos deste espólio.
A Casa do Costeado situa-se em Guimarães, na freguesia de Creixomil, com um passado que recua pelo menos ao século XVI. Foram os seus mais ilustres habitantes o Barão e a Baronesa de Costeado, António de Nápoles Vaz Vieira de Melo e Alvim (1780-1857) e Ana Peregrina Freire de Andrade Coelho de Bento de Palhares (1775-1856). Os seus descendentes mantiveram-se na posse da Casa até 2018, altura em que foi adquirida pela Câmara Municipal de Guimarães, com vista à instalação de um Hotel-Escola integrado no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave.
Consciente da importância dos testemunhos que conservava, a família do Costeado confiou o espólio documental da Casa à Sociedade Martins Sarmento, garantindo a sua preservação e o acesso de investigadores e curiosos a uma coleção única, cujos limites se estendem, pelo menos, de 1331 a 1989, reunindo documentos produzidos de Roma ao Rio de Janeiro, e de Monção a Faro.
A Direção da Sociedade Martins Sarmento
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home