Escavações arqueológicas no Castro de Lesenho
Decorrem actualmente, tendo começado no dia 1 e prolongando-se até ao dia 12 de Setembro, escavações arqueológicas no Castro do Outeiro Lesenho, localizado entre os concelhos de Boticas e Ribeira de Pena. A iniciativa partiu de um grupo de três arqueólogos, Carla Martins, Gonçalo Cruz e João Fonte (respectivamente da Universidade do Minho, Sociedade Martins Sarmento e Instituto de Estudos Gallegos Padre Sarmiento/CSIC), que se propuseram realizar a intervenção naquele importante povoado castrejo do Noroeste de Portugal.
Situado a 1073 metros de altitude, o Castro de Lesenho é um importante assentamento proto-histórico do Alto Tâmega, conhecido entre arqueólogos portugueses e estrangeiros, em virtude da recolha de quatro estátuas de guerreiros Calaicos no local. Duas dessas estátuas, depositadas no Museu Nacional de Arqueologia, vieram a constituir dois importantes ícones da Cultura Castreja, tendo algumas réplicas sido expostas em vários países. No entanto, nunca se realizaram escavações arqueológicas no local, apenas achados ocasionais, restauro de uma muralha e acompanhamento de acções anuais de desmatação.
A intervenção, que conta com o apoio logístico da Câmara Municipal de Boticas e da SMS, tem como objectivo a realização de sondagens cirúrgicas numa estrutura, detectada há alguns anos atrás, aquando da abertura do estradão que dá acesso ao topo do monte. Os vestígios arqueológicos que se encontram em escavação, consistem num alinhamento de uma estrutura circular, com pavimento interior lajeado, e que suporta a terra a montante, tratando-se eventualmente de uma habitação.
Terminados os trabalhos, prevê-se uma posterior divulgação dos resultados.
2 Comments:
andei montes de tempo à procura deste castro e não encontrei,...só encontrei o de carvalhelhos
Estive no castro este fim de semana estão a restaurar uma das muralhas esta a ficar com bom aspecto :)
Enviar um comentário
<< Home