Efemérides vimaranenses: 15 de Novembro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1566 — O cónego prebendado João Manoijo, reconheceu a nota de Manoel Gonçalves a Simão Manoijo por seu filho, que houvera de uma mulher solteira; uma das testemunhas desta perfilhação foi o cónego Gonçalo Ribeiro Riconado.
1609 — A mesa e definitório da Misericórdia vendo haver dúvida na guarda do compromisso novo e velho, e serem necessárias algumas coisas deles a bem da conservação da Irmandade, determinaram e elegeram o dr. Gonçalo da Silva, o licenciado Miguel de Freitas, Fernão Vaz Feio, Francisco Dias da Índia, Cosme Machado de Miranda e Gonçalo Fernandes Escramenta, os quais com o provedor actual reformassem os estatutos.
1640 — Os contratantes do estanque do tabaco, Pantaleão Martins e Gaspar Rodrigues Vila Real, nesta data apresentaram, por estanqueiro para Guimarães a Domingos de Crasto, o qual nomeou seus procuradores a Pedro de Crasto, na rua das Molianas, Gonçalo Ribeiro, à Porta (da Vila) de S. Domingos, e Domingos de Araújo, na Praça (de Nossa Senhora da Oliveira).
1645 — O doutor Leandro de Araújo e Ayala, corregedor da comarca, vai à Colegiada, a requerimento do dr. Bento da Costa, para o conservar na conesia magistral de que no dia anterior lhe tinha dado posse por ordem régia, e chegando o dito Bento da Costa, de sobrepeliz, murça e barrete, com o referido corregedor, escrivão Gaspar da Rocha Freire e o meirinho da correição, João Nogueira, estando o cabido sob a presidência do arcediago Jerónimo da Rocha Freire e rezar vésperas, o dito corregedor e o Bento da Costa fizeram oração ao Santíssimo e seguiram para a capela-mor e coro onde o cabido rezava e logo lhes apareceu o D. Prior, D. João Lobo de Faro, que estava na igreja, com seus pajens e meirinho, e lhes fechou com chave a capela-mor, não consentindo que Bento da Costa rezasse com o cabido, isto enquanto S. M. não deferisse os embargos, a cuja determinação então obedeceria. O corregedor, antes dos cónegos acabarem a reza, requereu-lhes em voz alta, por vezes, em nome de El-rei, admitissem Bento da Costa a rezar com eles e o conservassem na posse, sob pena de correr a alçada à custa deles, e o escrivão notificou isto mesmo ao cónego procurador Gaspar de Fonseca de Góis e aos mais os quais logo suspenderam a reza e disseram que estavam prestes a admiti-lo e contá-lo e que ele corregedor lhes mandasse abrir as grades que o D. Prior lhes tinha fechadas, "e os tinha metido como em um curral", protestando não correr a alçada por sua conta, na forma do termo que feito tinham; o corregedor notificou-os não rezassem sem o dito Bento da Costa, sob pena de não lhes levantar a alçada, e que se o D. Prior os fechava se não metessem de dentro sem o referido Bento da Costa e rezassem em suas casas, mês este requereu ao corregedor continuasse com a alçada e o arcediago presidente disse que como contador do coro o ia contando em tudo; o corregedor e seu pessoal saíram ficando ainda fechados os cónegos a acabar a reza.
1665 — Foi mandado registar a carta do sombreireiro Gonçalo Nunes, morador nas Molianas, examinado em Braga pelos juízes do ofício a 28 de Setembro de 1865.
1876 — Foi nomeado Contraste da prata, interino no impedimento de José Pinto de Queirós, o seu oficial Zeferino Augusto Carvalho César, e em 7 de Fevereiro de 1877 foi nomeado efectivo por ter falecido o Queirós.
1925 — É publicado o nº 1 do jornal quinzenal "A Ortiga" crítico e humorismo, artes e literatura: desporto. Director e editor Salvador Dantas, colaborador artístico Domingos Dantas, de formato médio, com o nº 6, em 31-1-1926 suspendeu.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home