Efemérides vimaranenses: 12 de Novembro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1288 — Neste ano, tendo o prior do mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, D. Lourenço Pires, promovido a criação de uma universidade em Portugal, oferecendo-se generosamente a pagar, pelas rendas do mesmo mosteiro, os salários ao reitor, lentes e oficiais dessa universidade, com ele se reuniram neste dia 12 de Novembro de 1288, em Montemor-o-Novo, cooperando para o mesmo fim, os priores de S. Vicente de Fora de Lisboa, de Alcobaça, Santarém e Guimarães, D. Paio Domingues, além de 22 reitores de diversas freguesias.
1414 — Carta do mesmo Rei, em Sintra, porque tendo-lhe o prior, chantre e cabido, da igreja de Guimarães, enviado dizer que o corregedor da comarca de Entre-Douro-e-Minho, Pedro Afonso Costa, com os juízes e homens da vila de Guimarães lançaram uma pedido a todos os caseiros lavradores da mesma vila, que pagasse cada um 4 réis de 3 libras e meia para o Paço do Concelho que queriam fazer, e que constrangiam os caseiros da sua igreja que traziam outras herdades que traziam de outrem, manda aos referidos corregedor, juízes e justiças, que no dito pedido, nem outros nenhuns pedidos que sejam lançados às cabeças e não aos bens, não os constranjam a pagar em nenhuma guisa, posto que tragam outros bens alguns de fora os da dita igreja, e se algumas obras se fizessem em que eles devam pagar e servir pelos bens e não pelas cabeças que paguem e sirvam em elas que trouxeram da dita igreja nem paguem nem sirvam.
1611 — Professou no convento de S. Frutuoso, em Braga, nas mãos do guardião frei Paulo do Porto, frei Manuel de Guimarães, leigo. Filho dos fidalgos Fernão Rebelo de Macedo e sua mulher Maria de Novais Sodré, casou moço, ficando em breve viúvo e com um filho, que entregou aos parentes com todos os bens. Exímio na caridade e suas penitências eram mais para espanto que para imitação. Deixou em todos os conventos em que viveu opinião de santo. Por intervenção dele ficou ileso um homem que caiu de uma alta árvore em Santo António dos Olivais. Falecendo o cónego de Braga, Francisco da Costa, grande benfeitor de S. Frutuoso, o religioso apareceu em sonhos ao deão instigando-o a suceder ao cónego nos favores, o que fez. Aos 80 anos não largava os seus exercícios, apesar de achacado de moléstias. Na manhã da sua morte comungou na igreja e recolhido à enfermaria pediu a extrema-unção, falecendo depois. Dele fala a Hist. Eccl. de Braga, parte 2ª, cap. 12, nº 11 (Chron. da Soledade pag. 5962 segs.).
1717 — Carta régia, ordenando ao D. Prior, que a festa de Nossa Senhora da Conceição, na Colegiada fosse sempre celebrada com toda a solenidade.
1839 — "Veio nomeado arcipreste do julgado desta vila, um célebre João Bento Correia, ex-lóio, o qual tinha sido coreiro e músico da Colegiada desta vila. Era um doido e de uma péssima moral. Estava reservado para este julgado, que continha um grande número de eclesiásticos, entre eles alguns mui dignos, o ver arcipreste um eclesiástico doido, sem porte, e ignorante!..." P. L. - Diz outro noticiarista: " - Apresentou-se aqui como arcipreste do julgado eclesiástico João Correia que logo no dia 23 roubou a filha do Pimenta ourives e no dia 27 foi logo demitido".
1911 — No fim de matinas, os padres cantores da Colegiada, Manuel Gomes e António Mendes Leite, ameaçaram-se.
1923 — José António Fernandes Guimarães, do Canto, entregou 10 títulos do valor nominal de 10 libras (ouro) cada um, que José Pereira Torres Carneiro, residente no Hotel da Póvoa de Varzim, por seu intermédio mandou ao Asilo de Santa Estefânia para capitalizar, sem encargo, mas com a condição de só poderem ser alienados passados 10 anos a contar de 25 de Dezembro de 1923.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home