Efemérides vimaranenses: 15 de Novembro
Francisco Martins Sarmento
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1608 — A Câmara resolveu que nenhuma padeira trouxesse em sua casa, desde o dia de Santo André, mais de um suíno, sob pena de mil réis.
1618 — Nasceu no Porto D. Francisco de Bragança, filho do D. Prior de Guimarães, D. Fulgêncio de Bragança.
1755 — A irmandade de Nossa Senhora do Terço, instalada na igreja de S. Domingos, delibera dar 6$400 réis aos frades da mesma, para mandarem fundir e fazer maior o sino que lhes tinha quebrado.
1859 — O professor particular de instrução primária e francês, Francisco António de Almeida, benemérito cidadão, iniciador e instalador do Asilo de Santa Estefânia para crianças órfãos de ambos os sexos, abre o seu 1.º curso nocturno do sistema métrico decimal. Nesta e no distrito tinha andado a ensinar o novo sistema decimal de pesos e medidas o major Baptista, inspector de pesos e medidas neste distrito.
1862 — Portaria do ministério dos negócios eclesiásticos e de justiça, ao Arcebispo de Braga, para que, em cumprimento do artº 5 da lei de 4 de Abril de 1861, expressa as ordens necessárias a fim de que os documentos do arquivo da Colegiada, anteriores a 1600, sejam entregues ao sócio da Academia Real das Ciências, Augusto Soromenho, o qual se apresentaria, ao cabido de Guimarães, com o diploma da sua nomeação para tal fim.
1865 — Sai o 1º nº da "Gazeta do Minho", em substituição da "Religião e Pátria", tendo os mesmos redactores desta, que em 11 deste mês suspendeu a sua publicação por motivos políticos locais; a "Gazeta" saiu com as mesmas ideias da "Religião".
1869 — Aprovação dos primeiros Estatutos da então projectada Associação Artística Vimaranense, concluídos em assembleia de 148 sócios instaladores a 26 de Março de 1866.
1876 — Em sessão, a Câmara como intérprete dos sentimentos dos habitantes desta cidade, deliberou na acta lançar um voto de respeito e louvor ao dr. Francisco Martins Sarmento, pelos seus estudos e trabalhos arqueológicos na exploração das ruínas da Citânia.
1882 — A Câmara resolve mandar tirar de dentro do tanque da praça de Nossa Senhora da Oliveira o pequeno muro que servira de resguardo á oliveira ali posta poucos anos antes, a qual havia secado, e mais que ali pusesse secariam.
1883 — Às 7 horas da noite, abertura de um curso de Francês na Sociedade Martins Sarmento com 14 alunos matriculados; regido por João Pinto de Queirós.
1911 — A Câmara delibera que a rua de S. Sebastião (rua Travessa) seja rua do Dr. Bento Cardoso e a rua Nova do Comércio seja rua de Egas Moniz.
1924 — Na Sociedade Martins Sarmento foi inaugurada uma exposição de bronzes e barros de Soares dos Reis e de Teixeira Lopes. Foi encerrada a 30 de Novembro.
1927 — Foi mudada a feira do leite, para o largo Condessa do Juncal.
1936 — Comício anti-comunista no Campo de Benlhevai.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home