Seminário de Proto-história de estudantes da UM
À semelhança do que se tem desenvolvido nos dois últimos anos lectivos, a Citânia de Briteiros acolhe estudantes finalistas da Licenciatura em Arqueologia da Universidade do Minho, para ali realizarem o seu Seminário final. Se nos dois anteriores seminários, o número de participantes tem sido entre 4 e 6 alunos, no presente ano lectivo a Citânia está a ser estudada por mais de 20 participantes, divididos em grupos temáticos.
Os temas abordam diferentes aspectos da Arqueologia Proto-histórica, nomeadamente o Proto-urbanismo, o sistema defensivo, o sistema viário, a navegabilidade fluvial, a Arte Rupestre da Idade do Bronze e do Ferro, os balneários, os elementos arquitectónicos, e os materiais arqueológicos (cerâmicas decoradas e objectos de adorno). A partir daqui, os estudantes estão a desenvolver trabalhos de campo, que irão facultar informações fundamentais para o desenvolvimento dos seus trabalhos.
A colaboração dos estudantes da UM tem sido importante na investigação e salvaguarda das ruínas de Briteiros, até porque muitos se têm voluntarizado para as escavações arqueológicas no verão.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home