Efemérides vimaranenses: 14 de Novembro
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1600 — Tomou posse da igreja de Santa Cristina de Arões o abade Simão Borges, que havia sido apresentado e colado pelo Arcebispo D. fr. Agostinho de Jesus. No ano seguinte, por alvará régio de 22 de Março teve confirmação a Bula de Clemente VIII que determinava que a referida igreja fosse pensionada in perpetuum com 40$000 réis anuais, e pagos em duas prestações, S. João e Natal, ao convento de Santa Clara ,de Guimarães.
1607 — A mesa e irmandade da Misericórdia, deliberaram que nas suas procissões fosse levado o Crucifixo debaixo do palio pelo escrivão da Casa, como até agora foi costume sem embargo da deliberação que a mesma mesa tinha tomado a 28 de Outubro último, em que ordenara fosse levado o Crucifixo por um dos capelães. Por diferentes vezes a Misericórdia fez as referidas deliberações.
1645 — O dr. Bento da Costa natural da Sé de Lisboa, filho de Francisco de Oliveira e de Joana Fernandes, solteiros, ele de Stº António do Tojal e ela de Aldeia Galega, neto paterno de Gaspar Pires e de Maria das Neves, doTojal, neto materno de João Gomes e Inês Lopes "de cor preta sape creoula", de Aldeia Galega, tomou posse da conesia magistral, de que foi o 5º possuidor, a qual lhe foi dada pelo dr. Corregedor, Leandro de Araújo de Ayala, quando o cabido estava a cantar o Beneditus das matinas, por ordem que para isso teve de S.M., porque houve litígio com o dr. Miguel de Valadares que usufruía a cadeira, e fora (Valadares) declarado intruso.
1803 — Alvará concedendo o tratamento de senhoria a Gaspar Teixeira de Magalhães e Lacerda, natural de Vila Real, moço fidalgo da casa do Príncipe regente, comendador de Santa Margarida da Mata na Ordem de Cristo, capitão de cavalos no regimento de Miranda; foi nomeado em 29 de Fevereiro de 1804, sargento-mor de cavalaria com exercício de ajudante de ordens do governo do Porto. Tinha o título de Visconde de Peso da Régua e era casado com a filha e herdeira dos primeiros barões de Vila Pouca.
1808 — Carta do capitão engenheiro em Guimarães, Joaquim José de Almeida, ao Juiz de fora, rogando-lhe fizessem aprontar com toda a celeridade 1495 camas, sendo cada uma composta de uma enxerga, que depois de cheia ficasse com 8 palmos de comprido e quase 4 de largura, 1 travessor e 1 cobertor, cujas camas haviam de servir para os soldados inferiores e soldados do regimento de infantaria, que por ordem de S.A.R. vinha aquartelar-se nesta vila, e também mais 75 camas com lençóis para os oficiais e cadetes do mesmo sendo já inclusive 1coronel, 1 tenente-coronel e 2 sargentos-mores, que sendo oficiais superiores se lhes devia particular distinção.
1810 — Portaria nomeando Juiz de fora da vila da Velorico de Beira o bacharel e vimaranense João Baptista Felgueiras.
1877 — Foi arrematado por Manuel Ribeiro Germano Guimarães, "o Porras", o terreno nº 2 da antiga alfândega, pertencente ao município, por 6$500 réis cada metro quadrado.
1884 — Chegou o 1º contigente designado à organização do regimento nº 20 de infantaria nesta cidade.
1886 — Eleição camarária muito disciplinada: venceu o partido regenerador, que estava em oposição governamental. À noite, o grupo dos Entusiastas e muito povo, com uma música e marcha aux flambeau, percorrendo as ruas da cidade, dando vivas à câmara, ao partido de Guimarães.
1905 — - 3ª feira - Estiveram nesta cidade os sábios alemães, dr. Adolph Schulten, professor na Universidade de Goettingen, e Constantin Hönen, assistent des Rheinischen Provinzial - Museums de Bohn, acompanhados pelos conhecidos arqueólogos portugueses da "Portugâlia" Ricardo Severo e dr. Fortes, vieram a propósito de estudos por conta do governo alemão .
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home