Efemérides vimaranenses: 25 de Maio
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por João Lopes de Faria:
1250 — El-rei D. Afonso III, em Guimarães, elevou a povoação de Mirandela à categoria de vila e deu-lhe foral.
1600 — Alvará, a requerimento da Câmara, autorizando que o corregedor, juiz de fora, vereadores e escrivão da Câmara, hajam cada ano dez cruzados e um carneiro por dia de Corpus Christi, e o procurador do concelho cinco cruzados e o carneiro, contanto que todos assistam às 3 procissões que são obrigados, e mandando que o provedor leve nas contas os 26$000 réis e 7 carneiros que nas ditas propinas se há-de gastar.
1826 — Chega notícia de estar nomeado comissário geral da Terra Santa, frei Manuel Luís (da Conceição), franciscano em Guimarães onde era lente de uma cadeira de retórica. PL.
1828 — Chega o novo general da província do Minho, nomeado por o Ssr. D. Miguel para substituir o seu antecessor, Hipólito, que havia seguido o partido dos do Porto. PL
1830 — Morreu "O Febre-Lenta", oficial do Geral. Foi sepultado no dia seguinte na igreja da Misericórdia. PL
1830 — El-rei D. Miguel permitiu que Francisco José Coelho, abade de Vila Nova de Sande, e seus irmãos Luís José Coelho de Araújo e frei José de Nossa Senhora, franciscano, possam usar da medalha com a imperial e real efígie da falecida D. Carlota Joaquina de Bourbon.
1831 — Faleceu, no Convento das Dominicas, a madre D. Francisca de Paula Narcisa. Foi enterrada na sepultura nº 4 do claustro.
1832 — Morreu o Fernado do Cano, que tinha sido sargento de milicias e ora era agente de demandas; foi sepultado no dia seguinte, na capela dos 3ºs Dominicos. PL.
1833 — É a publicação da Bula, a qual, por causa da desordem do reino, naõ lugar em Janeiro. PL.
1834 — Grande trovoada nesta vila ficando 2 homens assombrados por uma faísca no Cano que maltratou algumas pessoas. PL.
1843 — Quinta-feira da Ascensão. Saiu a procissão da Ascensão da igreja do Campo da feira, por todas as ruas e praças da vila, pondo-se cobertores na maior parte das janelas do seu trânsito. Esta procissão costumava sair em volta da igreja. Atrás da procissão ia uma música de instrumental a tocar. PL.
1858 — A Câmara felicita a El-rei D. Pedro V, pelo seu casamento.
1877 — Coloca-se a última pedra no novo edifício do hospital de S. Francisco, em que já desde 1815 se curavam doentes irmãos terceiros.
1884 — Domingo. Reuniu a Associação Artística, em assembleia geral, e por proposta do sócio honorário João António da Silva Areias, foi a direcção autorizada a representar ao Governo pedindo que esta cidade seja considerada como quartel de um corpo dos novos corpos de infantaria e caçadores, que deviam ser criados, em virtude da reforma do exército decretada e a que se ia proceder.
1918 — Decreto nº 4318, cedendo à Câmara Municipal a título de arrendamento a antiga residência paroquial da freguesia de Lordelo e respectivos quintais, a fim de ali ser estabelecida a escola oficial de ensino primário para o sexo feminino, mediante a renda anual de 81$000 réis que seriam entregues à comissão central de execução da lei de 20 de Abril de 1911, ficando a cessionária obrigada a fazer de sua conta todas as despesas de adaptação, conservação e seguro do prédio cedido.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de João Lopes de Faria, manuscrito da Biblioteca da Sociedade Martins Sarmento.
Mais efemérides deste dia: ler.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home