Recriação Histórica na Citânia, no próximo domingo
No próximo dia 27 de Maio, terá lugar na Citânia de Briteiros a terceira edição do evento “Citânia Viva”, uma experiência de Recriação Histórica iniciada em 2005. Na altura, a actividade foi enquadrada no âmbito do projecto “Castrenor – Cultura Castreja no Noroeste Peninsular”, aproveitando um primeiro ensaio de uma “feira castreja” realizada em 2004 pela Casa do Povo de Briteiros. À semelhança do ano transacto, a “Citânia Viva” foi organizada pela Casa do Povo, com a colaboração da Sociedade Martins Sarmento, da Sociedade Musical de Guimarães, dos agrupamentos de Escuteiros de Briteiros (S. Salvador, Sta. Leocádia e Sto. Estevão) e Donim, e da Associação Juvenil “Citânia”. A organização do evento foi patrocinada pela Câmara Municipal de Guimarães.
Nesta edição, cujo formato foi elaborado pelo encenador Gil Filipe, optou-se por uma diferente organização das actividades de Recriação Histórica. Ao longo da tarde, irão ser efectuadas diversas visitas animadas pelo espaço da Citânia, “guiadas “ por um arqueólogo do século XIX, nas quais os figurantes (um total de cerca de 80 voluntários, todos naturais da zona de Briteiros) irão interagir com o público. Esta interacção irá desenrolar-se numa série de números que abrangem diversas temáticas, como a vida doméstica, manifestações cívicas na Idade do Ferro, guerreiros e defesa do povoado e ritual fúnebre. Será também preparado o “almoço castrejo”, que irá ser servido a partir do meio-dia e durante o resto da tarde. As visitas terão início a partir das 15h, até ao fim da tarde, estimando-se uma duração de cerca de uma hora para cada uma. O custo da visita será de 3 Eur por pessoa (1,50 para crianças).
A “Citânia Viva”, além de um evento de carácter experimental e didáctico, tem mantido uma interligação entre a comunidade local e os espaços históricos que se conservam naquelas freguesias do Norte do Concelho de Guimarães, criando factores de identificação das populações com o Património Arqueológico.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home