Efemérides: 25 de Maio
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1579 — El-rei D. Henrique confirma a provisão, dada por D. Afonso V, que concede privilégio perpétuo para que a vila de Guimarães não fosse dada senão ao príncipe sucessor do reino e que foi dada (a provisão) a 27-V-1462.
1621 — Terça-feira.- Exéquias de Filipe II : "Juntaram-se todos os ministros de justiça em a Câmara de onde saíram com o mesmo acompanhamento, como ontem, para Nª Sª da Oliveira, onde se tornou a juntar toda a clerezia de cónegos, clérigos e frades
1667 — A Câmara, em sessão, deliberou emprestar o calabre ( cabo grosso) que servia na polé (roldana da forca), aos frades capuchos, para lhes servir nas obras da construção do convento. O síndico dos mesmos, Francisco Jorge de Freitas, obrigou-se a tornar a entregá-lo são, e, se ele quebrasse, ou se se tratasse mal nas ditas obras, que não pudesse servir na dita polé, ele daria outro novo à Câmara.
1834 — Grande trovoada nesta vila ficando dois homens assombrados por uma faísca no Cano que maltratou algumas pessoas. PL.
1845 — Pelas 8 horas da noite tocou a rebate, nas torres da vila, por causa de um incêndio que houve na casa do alquilador Gaita, junto do Toural, o qual apresentou um aspecto terrível, sendo atalhado por muita gente que acudiu para o mesmo fim, trabalhando com mito acerto, fazendo com que ele não progredisse. PL.
1901 — De tarde é assente a primeira pedra dos alicerces para a projectada obra do edifício da
1905 — A
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home