Efemérides: 22 de Maio
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1632 — A vereação acordou que cada vinhateiro que vendesse vinho na vila e arrabaldes pagasse 20 reis para o império de El-rei que se faz
1828 — À noite foi morto o padre José
1858 — Terceiro e último dia das festas nesta cidade pela chegada da rainha ao reino. Repetição de todos os actos do dia anterior, menos o baile, e com a diferença que neste dia o jantar aos presos foi dado pelo Delegado do P. Régio. Quando o festejo estava a terminar, o povo que se achava defronte da iluminação arrebatou-se dando vivas ao Rei e à Rainha. Depois com a música na sua frente até à Casa do Arco, aonde deu vivas aos mesmos, à Câmara Municipal e até a particulares. O conde veio à janela e deu os vivas ao Rei, Rainha e Carta, que foram repetidos.
1881 — A
1886 — Casamento do príncipe real, depois rei, D. Carlos. A Câmara Municipal distribuiu abundante jantar aos presos; na noite deste dia e nas dos 3 seguintes iluminaram as fachadas de muitas casas da cidade; o edifício da Câmara e o do quartel também muito iluminados, tocando em frente do mesmo quartel a música de infantaria nº 20, e na noite de 25 houve fogo de artifício e subiram alguns balões, o que foi promovido pela oficialidade do 20.
1893 — Às 8 horas da noite deu entrada nesta cidade, tirada por 10 juntas de bois, ficando em frente às aulas
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home