Efemérides: 21 de Maio
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1762 — O D. Prior, D. Paulo de Carvalho e Mendonça (depois cardeal eleito), escreve ao seu Cabido mandando fazer preces 8 dias e dar as missas a oração competente, para que Deus ajudasse as nossas armas na incivil guerra que contra este reino movia Carlos III de Castela; e saber se o Cabido queria concorrer com alguma coisa das suas rendas para a dita guerra.
1809 — Domingo do Espírito Santo. - Abre-se o coro da Colegiada, que por causa da invasão francesa estava fechado desde 15 de Março, último dia em que nele se tinham celebrado os ofícios divinos.
1863 — A Companhia Nacional deu uma récita no teatro D. Afonso Henriques, em benefício dos actores Ferreiras, com grande concorrência, representando: o drama, em 3 actos, "Os últimos 3 dias de um sentenciado", a comédia em 1 acto, "Quem torto nasce, tarde ou nunca se endireita" e um monólogo de Gratidão aos Vimaranenses.
1905 — Publicou-se o 1º número do semanário progressista "Notícias do Minho", ao domingo, literário, comercial, agrícola e noticioso. Seu proprietário
1908 — Terminou a instalação do telégrafo entre o Porto e esta cidade.
1937 — Homenagem a Moreira de Sá.
1940 — À noite, foi apeada a estátua de El-rei D. Afonso Henriques que estava em cima de um pedestal de mármore no meio do jardim do Toural, e conduzida para o novo parque do Castelo e colocada em pedestal de granito à entrada do mesmo parque, ficando concluída a colocação no dia seguinte.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home