Efemérides: 20 de Maio
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1587 — Carta do Cardeal, Vice-rei do reino, à Câmara Municipal, avisando para estar-se pronto para acudir aos portos da costa de Portugal onde andava a armada dos ingleses.
1637 — O Arcebispo de Braga, D. Sebastião de Matos e Noronha, vindo visitar o corpo incorrupto de S. Torcato não conseguiu vê-lo por oposição do povo, que julgava que o prelado desejava conduzir esta relíquia para a sua sé.
1657 — Carta de D. Álvaro de Abranches, participando, de Caminha, à Câmara que neste dia do Espírito Santo, o inimigo retirou para a Galiza quebrando a ponte e largando as fortificações com grande perda, apesar de serem poucos os nossos. Mostra-se sentido com os traidores, alguns já descobertos, e agradece à Câmara o auxílio prestado, do que deu conta a El-rei.
1679 — Em vereação, questionou-se sobre a conveniência ou inconveniência de se conceder licença à "companhia das comédias" que estava na vila de Barcelos, para vir a Guimarães dar alguns espectáculos, havendo-se já dado licença a outra que trabalhava em Viana. Era de opinião o vereador mais velho que não convinha vir segunda, por se ter concedido licença à primeira, e, empatando os votos, chamou-se um vereador do ano antecedente, que desempatou para que viesse a de Viana.
1762 — Quinta-feira da Ascensão. - Tocaram todos os sinos a rebate por se ter espalhado o boato de que os castelhanos vinham entrando pela porta de Santo António.
1833 — Pelas 11 horas da manhã chegou a esta vila o sr. D. Miguel acompanhado do Conde de Soure e de outro titular e do chantre eleito da Colegiada desta vila o qual vinha a cavalo numa besta de albarda, trazendo chapéu desabado, uma veste de peles e um pau às costas, já era cónego em Évora e estava nomeado chantre para a Colegiada desta pelo sr. D. Miguel. O sr. D. Miguel além destas figuras só trazia dois criados de farda e um de cavalaria. Entrou pela Rua de Santa Luzia, passou pela Rua de Mata-Diabos e foi pela Rua dos Mercadores à Senhora da Oliveira onde viu as coisas mais célebres daquela Colegiada demorando-se pouco tempo na observação das mesmas. Da Senhora da Oliveira foi pela Rua dos Açoitados, Rua de Santa Maria e Carmo aos quartéis onde também se demorou pouco tempo, voltando outra vez pelo Carmo, Rua de Santa Maria, Praça da Senhora da d Oliveira, Senhora da Guia, Trás-o-Muro, terreiro
1910 — Principiaram a funcionar todas as instalações do novíssimo estabelecimento termal das Caldas das Taipas.
1912 — Principia pela torre a demolir-se a frente da igreja de S. Paio, estando já demolida a parede do lado sul e a do nascente do corpo da igreja e capela-mor, restando anda toda a do lado norte do corpo da igreja e parte da capela-mor desse lado e as sacristias.
1931 — Às 3 horas e meia da manhã sentiram-se 2 tremores de terra, o 2º mais pronunciado que o 1º. Não houve desastres.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home