Efemérides: 17 de Maio
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1581 — Alvará dado em Tomar, confirmando a provisão de D. Afonso V de 27 de Maio de 1462 sobre o senhorio da vila ser somente dado a sucessor da coroa, como foi pedido pelos procuradores que foram às cortes. (A pessoa reinante ou ao príncipe sucessor).
1675 — Alvará do príncipe D. Pedro II, ordenando que se tire do cofre do D. Priorado ( O Priorado estava vago) 3:500 cruzados para a construção da capela-mor da Colegiada (é a actual, que depois sofreu um acréscimo) que ele tinha encarregado a Miguel de Frescoli, ficando ele príncipe devedor desta quantia ao dito cofre.
1850 —
1867 — Representação pedindo para mandar construir no terreiro do Carmo edifício para biblioteca.
1885 — A troupe Ancillote dá um espectáculo no teatro de D. Afonso Henriques, merecendo Ugo especiais aplausos nos seus difíceis equilíbrios no velocípede; Pepino e Francisco no duplo trapézio; o aquarium com a mulher peixe agradou muito por ser novidade. Houve desastre com a luz eléctrica, nos quadros dissolventes, a qual mais parecia pálidos reflexos de uma lamparina sem óleo, do que os clarões dum foco de luz eléctrica, o que tornou impossível apresentar em termos os quadros dissolventes, mas, a este respeito, os espectadores tornaram-se indulgentes.
1887 — Vitimado pela tuberculose pulmonar, falece às 3 horas da manhã, tendo 37 anos de idade, Domingos
1898 — Neste e nos 3 seguintes houve as demonstrações
1917 — Estando próxima a partida, para terras de França, do 3º batalhão de infantaria 20, neste dia à noite estiveram padres confessores nas igrejas de Nossa Senhora da Oliveira, S. Pedro, Misericórdia e S. Francisco. No dia 18 às 8 da manhã, houve na igreja de Nossa Senhora da Oliveira missa, comunhão e sermão. Esta manifestação de fé religiosa, em favor dos soldados que iam partir para os campos de batalha, foi da iniciativa e expensas
1917 — Às 5 horas e meia da tarde saiu em procissão de penitência a imagem de S. Sebastião, tendo havido nos dois dias antecedentes às 7 horas da tarde preces com exposição do S. Sacramento, impetrando vitória das armas portuguesas e protecção para os nossos soldados que partiriam breve. Também às 9 horas da manhã de hoje houve uma missa e comunhão oferecidas pela paz. Todos estes actos na igreja de S. Dâmaso.
Fonte: Efemérides Vimaranenses, de
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home