Efemérides: 15 de Maio
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1258 — El-rei D. Afonso II, estando em Guimarães, deu foral à vila de Chaves (Santo Estêvão de Chaves).
1385 — Carta de El-rei D. João I, dada em Guimarães, confirmando as doações que havia feito, sendo regedor destes reinos, a Martim Fernandes de Freitas, seu vassalo, "das suas terras de Caldas de Riba de Vizela”.
1800 — O Cabido pagou a despesa do enterro feito neste dia a João Enjeitado que morreu na torre da Colegiada onde um sino lhe deu na cabeça e o matou de repente. A Curaria não quis estipêndio por assistir ao enterro.
1809 — Entra
1821 — Em sessão de cortes, o secretário
1836 — Às 10 horas da noite fizeram os da Rua de Couros e outros desta vila uma grande assuada ao (Manuel
1852 — Visita régia. - Partiram, de Braga para Guimarães, as Majestades, às 5 horas da manhã; encontraram pela estrada alguns arcos, muitas músicas populares, muito povo vitoriando o real préstito e muitas mulheres chorando de alegria por verem a sua soberana. El-rei demorou-se algum tempo nas Taipas examinando os banhos e as inscrições antigas. Às 9 horas da manhã chegaram a Guimarães S. S. M. A Rainha, D. Maria II, seu esposo D. Fernando, o príncipe real D. Pedro e o infante D. Luís. À porta da vila estava um rico arco e toda a vila estava bem adornada. Aí o Presidente da Câmara,
1870 — Efectua-se uma rifa-lotaria para a 2ª torre, lado poente da igreja de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos, às 3 horas da tarde.
1884 — Sai o 1º número do periódico, bi-semanal, às segundas-feiras e quintas-feiras, "O Comércio de Guimarães", liberal, comercial, industrial e agrícola, "Sem facção de cor política" (isto é menos verdade, pois era regenerador e depois franquista), de que era director A. J. Azevedo Machado.
1933 — Na freguesia da Costa, dois pedreiros que procediam a escavações numa propriedade do feitor
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home