Efemérides: 13 de Maio
Algumas das efemérides vimaranenses deste dia, coligidas por
1511 — Provisão de El-rei D. Manuel para recolher à Torre do Tombo, Lisboa, os papéis importantes que se achassem na Casa da Relação (Câmara) e mais arquivos, com referência a negócios da monarquia e particulares.
1694 — É sepultada em Carauz, diocese de Pamplona, a varonil Catarina das Chagas, na sua volta de Roma, aonde tinha ido expressamente (e sempre vestida de homem, para evitar dissabores na viagem) a fim de obter, como obteve, da Santa Sé, a aprovação da regra para o projectado Convento das Capuchas, e voltando a Portugal faleceu em Espanha, como fica dito, sem que tivesse o prazer de ver em prática o instituto a cuja criação aplicava todos os esforços e fadigas.
1700 — Provisão régia para que o dr. Corregedor, com toda a brevidade, depois de ouvida a Câmara, informe as causas por que os vereadores não queriam receber
1775 — Resolve-se em mesa a completa restauração da igreja da Misericórdia, terminando as obras em 1681.
1809 — Os franceses entraram na igreja de S. Pedro e "encheram toda a igreja de cavalos, como também a sacristia, e levaram vários ornamentos e toalhas e foram ao sacrário e quebraram o santo lenho que estava metido no sacrário e não apareceu o santo lenho. Os altares apareceram cheios de milho e também toucinho, os caixões de guardar os paramentos cheios de milho e palha, os esquiches de lavar as mãos quebrados, o supedâneo onde se assentam os padres às missas cantadas cheio de cinza e carvões que aí cozinharam". - Livro de Termos da Irmandade - Guimarães, padre Caldas, 2º vol.
1825 — Às 7 horas da tarde chegaram aqui próprios que traziam folhas com as proclamações de S. M. Sr. D. João VI em que ordenava não obedecessem a seu filho o sr. Infante D. Miguel. E também nas mesmas folhas vinha um decreto do dito rei que mandava soltar todos os que haviam sido presos desde o dia 30 de Abril, e demitindo do posto e general
1825 — Festejam-se os anos de El-rei. Nesta noite e nas duas seguintes houve luminárias mas não foram gerais porque os do partido do sr. Infante não as puseram. Na última noite saiu o coronel Soares do regimento nº 15 com a maior parte dos seus oficiais a dar vivas ao sr. D. João VI e a música a tocar o hino real, acompanhados do povo que dava os mais fortes vivas a tão Augusta Pessoa. PL.
1852 — Bando camarário convidando os habitantes a adornar e iluminar as suas janelas na próxima visita da rainha.
1929 — Chegou em 2 carrões para o Museu da
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home